Judoca queimadense disputa Campeonato Brasileiro em São Luiz- MA

QUEIMADOS - Com o objetivo de se destacar e subir no lugar mais alto do pódio pela primeira vez em uma competição nacional, a judoca Brenda Leite, de apenas 16 anos, embarca na próxima sexta-feira (30) para São Luiz do Maranhão, onde a tímida menina de Queimados, na Baixada Fluminense, vai disputar o Campeonato Brasileiro de Judô Sub-18, para atletas com menos de 48 quilos, nos dias 31 de maio e 1° de junho. Sem dúvidas é a principal competição da jovem, que é atual campeã carioca da categoria e conseguiu a tão sonhada vaga conquistando também o primeiro lugar na seletiva para a disputa. Nos quatro lutas que competiu, Brenda venceu todas e se classificou para representar o Rio de janeiro no estado nordestino. Seu desafio, ainda sem adversário conhecido é no domingo, no Ginásio Castelinho, em Outeiro da Cruz.

Aluna desde os 10 anos da Vila Olímpica de Queimados, Brenda diz que começou a prática do judô por acaso, mas que agora não vive sem o esporte: “Nunca pensei nisso, mas um dia fui assistir a um treino de alguns amigos e acabei ficando de vez. Hoje não vivo sem meu quimono e longe dos tatames”, disse. Tímida e concisa, a menina se transforma e vira uma adversária temida de ser batida pelos adversários. A jovem judoca também falou sobre suas expectativas para a difícil competição e seus sonhos após este desafio: “Sei que estarei lutando com os melhores do país e isso me motiva mais ainda. Vou levar o nome da minha cidade e de meus professores com muito orgulho e meu sonho maior é representar meu povo nas Olimpíadas em 2016, aqui no Rio de Janeiro”, destacou a moça.

Brenda dedica no mínimo duas horas e meia dos seus dias aos treinamentos pesados do judô, na Vila Olímpica Barnabé dos Santos, em Queimados. Porém, concilia a capacitação esportiva com os estudos. Cursando o terceiro ano no CIEP 3416- Berlamino dos Santos, a atleta fala do apoio que tem dos amigos de escola e de professores: “Graças a Deus, estão todos torcendo por mim. A energia vai ser muito boa.” Finalizou.

Torcida de Peso

Antes de arrumar as malas, Brenda recebeu o Prefeito de Queimados, Max Lemos, e o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Professor Luiz Carlos Monteiro, para um bate-papo e ouviu muitos elogios. O chefe do executivo queimadense falou sobre o potencial da menina:. “Vim aqui dar uma abraço e desejar muito boa sorte. Ela tem um potencial incrível e certamente fará uma grande competição. Vamos dar todo apoio necessário”, disse Max. Já o Secretário Monteiro ressaltou que o bom desempenho da atleta nas últimas competições não é surpresa: “Conhecemos a Brenda desde muito jovem e sabemos do seu potencial. Seus professores aqui da Vila, Ricardo Santos e Iara Carita, valorizam muito as qualidades dela. É um orgulho para todos nós”, finalizou Monteiro.

Judô e outros esportes na Vila Olímpica de Queimados
A Secretaria Municipal de Esporte a Lazer, além da promissora judoca, recebe cerca de 200 alunos de judô em suas atividades. São crianças e adolescente de 7 a 17 anos que participam dos treinamentos com Ricardo dos Santos e Iara Carita. O Secretario Monteiro convida os pais e responsáveis para incentivarem seus filhos à prática esportiva: “Sabemos que o esporte pode mudar a vida da sociedade. Incentivem os filhos a participarem de movimentos esportivos. Aqui na Vila temos uma diversidade de esportes para se escolherem, entre elas, o judô”, destacou Monteiro.

A Vila Olímpica de Queimados está aberta para atendimento ao público de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para os interessados em fazer parte dos projetos esportivos, é só comparecer com o responsável portando comprovação de matrícula em qualquer rede de ensino, documentos de identidade e duas fotos 3x4. As aulas de Judô são oferecidas às segundas, terças e sextas, das 8h às 11h e às terças e quintas, das 14h às 17h.





Via PMQ
Por Leandro Machado
Fotos de William Wallace
29/05/2014

0 comentários :

Postar um comentário