Defesa Civil de Queimados a todo vapor

QUEIMADOS - Para dar aos munícipes a melhor resposta possível na contenção de desastres causados pelas chuvas fortes e prolongadas, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEC), está trabalhando a todo vapor. Nesta semana a Defesa Civil acertou os últimos detalhes de aprimoramento do Plano de Contingências (PLANCON/2014-15), que será entregue e lançado em 23 de novembro, e formou uma turma de 20 alunos voluntários da Cruz Vermelha de Queimados para atuar junto à secretaria. Em parceria com o Governo do Estado, as ações são baseadas no último Mapa de Ameaças Naturais que define os cincos principais riscos dos 92 dos municípios do Estado do Rio.

O Plano passou por uma tutoria do Estado, espécie de última revisão para realizar correções e aperfeiçoamentos no documento que vai reduzir riscos contra desastres no município. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (23), na sede da Escola de Defesa Civil do Estado (ESDEC), na Praça da Bandeira. “Este suporte técnico legitima ainda mais a assertividade do documento para garantirmos a segurança da população”, destaca o Chefe de Atendimento às Emergências, André Farias. Atualmente, o Plancon do município de Queimados conta com 10 sirenes de alertas espalhadas em pontos considerados críticos para alagamento e deslizamento, como os Morros da Torre, Cruzeiro, Caixa D’água, da Paz, Azul, São Simão e nos bairros Santa Rosa, Fleissman e Vale Ouro.

A partir de dezembro a turma de 20 alunos do Curso Básico de Primeiros Socorros da Cruz Vermelha de Queimados, formados na última quinta-feira (23), vai começar a atuar no município. De acordo com o presidente da Cruz Vermelha de Queimados, Jorge Porto, a ideia é formar voluntários para a vida e também para atuarem em parceria com a Defesa Civil do município na resposta aos desastres. “Contamos com o apoio de voluntários de outras filiais, o importante é formarmos uma grande rede em defesa da população em conjunto com a Defesa Civil”, acrescenta Porto. Na próxima semana será divulgada a grade de cursos para 2015, entre eles, Curso de Cuidadores de Idosos, Noções de Primeiros Socorros, Curso para Deficientes Auditivos (Libras), Curso para Deficientes Visuais (Braile) e Curso para Cadeirantes (Condução e Locomoção).


Via PMQ
27/10/2014

0 comentários :

Postar um comentário