Queimados encerra Outubro Rosa nesta quarta

QUEIMADOS - As ações em alusão ao Outubro Rosa promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde em Queimados terminam nesta quarta, 29, na Praça Nossa Senhora da Conceição, das 9h às 12h. O evento que ocorreria nesta sexta, 31 fora antecipado por conta da mudança do feriado do funcionalismo para este dia. Nesta quarta irão acontecer panfletagens e a participação de todos os programas da Vigilância em Saúde como Tuberculose, Tabagismo, Hanseníase, entre outros, porque se tratam de doenças que podem facilitar a ocorrência do câncer de mama.

A ação também irá contar com serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicose, pesagem e medição para o Programa Bolsa Família. Além disso, haverá vacinação contra o HPV (de 1ª e 2ª dose), encaminhamento para exame de mamografia e coleta de preventivo. As atividades que dão ênfase às ações de prevenção ao câncer de mama vêm acontecendo durante todo o mês de outubro nas USBS - Unidades Básicas de Saúde e nas ESF – Estratégias de Saúde da Família através de palestras, tendo como objetivo informar a população sobre a prevenção.

Para facilitar a vida das mamães, a Secretária de Saúde, Dr.ª Fátima Cristina, convidou o Circo Baixada, que realizará apresentações de malabares no local. “Enquanto a mãe cuida da saúde, as crianças se divertem. Não precisa faltar porque não tem com quem deixar os filhos”, observou a secretária.

A secretária alerta ainda, que a prevenção é o melhor caminho para evitar a doença. “Estamos trabalhando para que as mulheres tenham o máximo possível de informação a fim de diminuir os casos. A Secretaria vem realizando ao longo do ano, várias palestras nas ESF e UBS.” destacou.

Em 2014 são esperados mais de 57 mil novos casos de câncer de mama. E isso pode ser evitado com um simples autoexame de mama durante o banho. É super simples e pode detectar qualquer tipo de tumor ainda no início, o que aumenta as chances de cura.



Via PMQ
29/10/2014

0 comentários :

Postar um comentário