Aula de Zumba não vai deixar idosos parados

QUEIMADOS - Os idosos de Queimados vão ter a oportunidade de mostrar toda sua ginga e molejo. Isso porque nesta quinta-feira (30), a partir 8h30, quase 100 idosos serão desafiados a “mexer as cadeiras” com o ritmo que é a última moda nas academias, a Zumba. Realizado pela Secretaria Municipal da Terceira Idade, no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (Celti), o “aulão” como é chamado sempre acontece todo final do mês. A iniciativa tem o objetivo de promover uma vida mais saudável e acabar com o sedentarismo que é comum na 3ª idade. O "aulão" é aberto ao público idoso e reúne alunos que fazem parte dos pólos de atividade física e das Academias da Terceira Idade (ATIs). 

A Zumba é um ritmo que ficou conhecido, a partir da década de 90, por misturar samba, salsa, merengue e mambo. Ele possui mais de cinco estilos e, atualmente, está presente em mais de 150 países. O ritmo nascido na Colômbia foi criado pelo coreografo Albert Perez e já virou marca em 2001, nos Estados Unidos. A dança, no estilo Gold, é uma aula de fitness com baixa intensidade inspirada em movimentos adaptados para pessoas com limitações físicas, nesse caso, os idosos.

O sucesso do ritmo – considerada uma febre nas academias –, está ligado à facilidade de fazer suas coreografias aliada aos seus princípios aeróbicos, que ajudam na queima de calorias. Para a professora de Educação Física e também diretora do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da Terceira Idade, Amanda Luiza, as atividades de dança além de queimar calorias ajudam os idosos na questão do equilíbrio e mobilidade. “As aulas de zumba são realizadas sempre com uma música agitada e outra mais lenta, sempre adaptada para o ritmo deles. O bom desse ritmo é que misturamos dança e alongamento, que ajudam no equilíbrio”, comentou. 

O Celti oferece atividades gratuitas como oficinas de artesanato, aulas de dança, ginástica e hidroginástica, musculação, além de salão de jogos. Para se matricular nas atividades, os interessados devem ter mais de 50 anos e procurar a Secretaria (Avenida Maracanã, s/n° - Vila Pacaembú) com o documento de identidade, comprovante de residência (cópia), informar fator sanguíneo e telefone para contato, duas fotos 3x4 e atestado médico (validade no mínimo de seis meses). Informações pelo telefone: (21) 2665-6526 ou pelo e-mail: semti@queimados.rj.gov.br.


Via PMQ
02/11/2014

0 comentários :

Postar um comentário