Queimados sedia Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

QUEIMADOS - Evento reuniu mais de 100 conselheiros tutelares e assistentes sociais.

Fortalecer políticas públicas voltadas para os direitos das crianças e dos adolescentes da Baixada Fluminense e se tornar modelo para futuras conferências. Esse foi o objetivo da Pré-Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente realizada nesta terça-feira (18), no Teatro Municipal Metodista, em Queimados. O encontro organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados e Rede Criança Baixada (RCB) contou com a participação dos 13 municípios da Baixada Fluminense.

Sob o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do adolescente”, a pré-conferência contou os palestrantes: mestre em Serviço Social e fundadora do grupo Mulheres de São Gonçalo, Marisa Chaves, que falou sobre “Plano Decenal Avanços e/ou retrocessos”, e do mestre em Educação, Edson Cordeiro, com o tema “Fortalecimento dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente no Plano Decenal”. O evento contou ainda com uma interpretadora de Libras. 
Após as palestras, os participantes foram divididos em cinco eixos temáticos. A mesa de abertura contou com os representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Rede Baixada e Fundação da Infância e Adolescente (FIA). Para a subsecretária municipal de Assistência Social, Deisimar Bastos, é importante reunir todas as cidades da Baixada para trocar experiências e melhorar ainda mais a garantia dos direitos de crianças e adolescentes:

“Essa conferência é um grande avanço na luta e garantia dos direitos. Estamos exercendo nossa parte na sociedade como cidadãos. Daqui vão sair alguns modelos e propostas para futuras conferências. É uma grande honra receber tantas cidades em prol de algo tão importante”, disse. Após a pré-conferência foram retiradas propostas que irão poder ser usadas em demais conferências municipais, estadual e federal.


Via PMQ
20-11-2014

0 comentários :

Postar um comentário