Semana da Consciência Negra deixa seu legado em Queimados

QUEIMADOS - A Semana da Consciência Negra em Queimados contou com missa, feijoada, exposição fotográfica da cultura afro brasileira, culto afro, Baile Black Bom com o melhor do Hip Hop dos anos 70 e 80, apresentação de capoeira, Makulelê e uma vaca atolada na sede da Secretaria de Direitos Humanos, passando pelo concurso da Beleza Negra. Assim aconteceram as comemorações da Semana da Consciência Negra em Queimados, mas a luta contra o preconceito de raça continua e além do projeto de Lei que garante 30% de vagas para os negros no serviço público municipal que está sendo preparado pela Secretaria de Direitos Humanos para análise do prefeito Max Lemos, vários negros e ativistas que se destacaram na sociedade pela luta em favor da igualdade de raça, receberam as moções honrosas no último dia 20 de novembro na cidade.

O secretário de Direitos Humanos, José Ribamar Dadinho, está com uma comissão, preparando uma Lei, nos moldes da que já existe no Governo do Estado que garante 30% das vagas no serviço público para os negros. “Esta lei deve partir do executivo, logo estamos preparando o projeto de Lei para que o prefeito Max Lemos possa avaliar, seguindo os moldes da que já existe no Governo do Estado. Se há a necessidade de se garantir a participação a igualdade de todos e todas, assim o faremos”, disse. Desde 2003 que a cidade também já conta com o ensino da cultura afro-brasileira na grade curricular dos alunos do ensino fundamental. A ação é fruto da Lei 10.639/3 que diz que o estudo da origens africanas é obrigatório no ensino das redes municipais de todo o Brasil. Foto: Ribamar Dadinho, Marcelo Lessa e Dr.º Fabrício Caravana da Comissão de organização de ativistas. 

O evento deste ano contou com a participação ativa da Secretaria Municipal de Cultura, que abrilhantou a festa resgatando as tradições dos negros, como a dança, comida e religiosidade, tarefa recebida como missão pelo secretário Marcelo Lessa. “Quando o prefeito me convidou para assumir a Secretaria, esta foi a missão dada: resgatar as tradições culturais na cidade e nós não poderíamos deixar de mostrar toda a nossa negritude já que de negro e louco todos nós temos um pouco. Temos escritores, modelos, trabalhadores e artistas que mostraram todo o seu potencial artístico neste evento de resgate não só da raça, mas também da cidadania”, destacou.

A Semana da Consciência Negra deixou seu legado em Queimados. Além do projeto de Lei que está sendo preparado pela Secretaria de Direitos Humanos para análise do prefeito Max Lemos, vários negros e ativistas que se destacaram na sociedade pela luta em favor da igualdade de raça, receberam as moções honrosas: A honraria foi entregue em sessão solene no dia de Zumbi dos Palmares, líder da negritude, destacado com festa todo o dia 20 de novembro no Teatro Municipal para 86 pessoas. (foto: modelos 2014 e 2013 que ganharam o concurso Beleza Negra de Queimados). 

Lista das moções:

Adriana da Silva Maria Pereira, Adriana Lopes, Adriana Maria, Ailton do Amaral Luiz Alexsandro Mariana Santana, Anália Acácio Pinto, Arlindo Ribeiro Sampaio, Avelino de Almeida Filho, Avelino de Almeida Filho, Benedita Maria Viera de Carvalho, (escritora), Celeste Conceição ( Artista plástica), Célia Barcellos dos Santos, Claudia Costa (Historiadora), Cleuza dos Santos Rocha, Contra-Mestre Gigante, Contra-Mestre Zumbi, Creusa Maria de Almeida Silva, Dalva Marcelina Martins, Dário da Silva, Dine Estela Moreira Morais Santos, Diva Maria Lopes de Souza (Professora), Editora Letra Capital, Edmilson Prudêncio, Eduardo Dutra Machado, Elaine Monteiro Elias Miguel, Elói Ferreira de Araújo, Eloíza Helena de Souza, Eraldo Nilton de Carvalho, Francisca Alderi Lima de Souza, Génesis Pereira Torres, Grasiele Félix (Cantora), Ignez Teixeira, Irmã Nicinha, Ivanir dos Santos, João Luiz Alves da Silva João Luiz de Jesus, Jonas de Jesus Barreto, José Carlos Brasileira, José Carlos Nunes de Paula, José Edvaldo de Araújo Filho (Wall), Kátia Cilene d Silva Pietro Kenia Mendes (Fotógrafa), Leandro Santanna, Lourdes Filomena da Silva, Luiz Alberto Ambrósio Rodrigues, Luiz Carlos Cassiano, Marineide José dos Santos da Silva, Marta Mello, Max Rodrigues Lemos, Mestre Carlinhos, Mestre Crioulo, Mestre Cumprido, Mestre Dedinho, Mestre Dezoito, Mestre Euclides, Mestre Gilberto, Mestre Jagunço, Mestre Levy, Mestre Mizinho, Mestre Naja, Mestre Ninguém, Mestre Pará Mestre Sampaio, Mestre Silas, Mestre Sola Branca, Mestre Zekão, Mestres Coral Mestres de capoeira, Rui Henrique, Mestres, Paulo Salomão, Mestres, Zé Maria Naiara Cristina dos Santos, Neurisete da Silva, Nilson Henrique (Historiador), Ozias Inocêncio Ferreira, Padre Geraldo Lima, Paulo César Batista, Pedro Aurélio de Queiroz Andrade Junior, Professor Jô, Rodrigo Nascimento dos Santos, Sônia Martins, Tom José (Artista Plástico), Vanuzia Pereira, Vilma Márcia de Azevedo, Walter Mesquita (Fotógrafo), Zaqueu Teixeira.


Via PMQ
26/11/2014

0 comentários :

Postar um comentário