Confraternização marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

QUEIMADOS - Uma confraternização marcou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência comemorado nesta quarta-feira, dia 03, em Queimados. Cantigas, contação de histórias, espaço para pintura e desenho, apresentação de dança e até distribuição de presentes do palhaço "Pititito" alegrou as mais de 100 pessoas no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (Celti). O dia celebrou os avanços e as conquistas na garantia dos direitos das pessoas com deficiência como acessibilidade em transportes e locais públicos, além do cumprimento do Estatuto da Pessoa com Deficiência. O evento contou ainda com a presença dos representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA), Núcleo de Atenção ao Estudante (NAE), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Queimados e do Centro de Interpretação de Libras (CIL).

Para o secretário municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, Ribamar Dadinho, o município avançou consideravelmente nos últimos anos por conta do compromisso do prefeito Max Lemos e toda a equipe da Secretaria. “Temos uma equipe muito competente e comprometida na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Os funcionários refletem o seu gestor e os nossos servidores refletem todo comprometimento do prefeito Max Lemos. Isso me enche de orgulho e alegria. Hoje, nosso município é uma referência na Baixada Fluminense. Temos o Núcleo de Atenção ao Estudante (NAE) voltado crianças com deficiência intelectual e o Centro de Interpretação de Libras (CIL), que é o único em todo Estado”, comentou.

Segundo Dadinho, no próximo ano a cidade vai ganhar uma unidade Centro-Dia. “Ela será uma casa de passagem para atender as pessoas com deficiência no período diurno que necessitam de cuidados básicos como se arrumar, vestir, comer e fazer higiene pessoal”, adiantou. Ainda de acordo com ele, a unidade que terá mais de 350 mil metros quadrados e vai atender 20 pessoas por dia. “A unidade terá um investimento de R$ 463 mil, oriundo do Ministério de Desenvolvimento Social, sendo 3% do valor da obra contrapartida da Prefeitura. O projeto já em fase de licitação e a previsão é que ele que seja instalado em meados de 2015, no bairro Campo da Banha.”, comentou. 

Segundo a coordenadora municipal da Pessoa com Deficiência, Sirlene Marquiori, a data marca a luta de milhares de pessoas com deficiência contra o preconceito. “Essa é uma data muito importante para todos nós que lutamos por direitos iguais. Tenho muito orgulho em fazer parte dessa equipe que é tão dedicada e comprometida. O dia da pessoa com deficiência é todo dia. O prefeito Max Lemos deu liberdade para trabalharmos e cumprir nossa função. A prova disso é que foi criada a coordenadoria. Somos diferentes e não devemos ser excluídos. Sempre devemos lutar por nossos direitos”, disse.


Via PMQ
05/12/2014

0 comentários :

Postar um comentário