120 litros de óleo são recolhidos no carnaval de Queimados

QUEIMADOS - Fim do carnaval e o município de Queimados, na Baixada Fluminense, tirou nota dez no quesito cuidado ambiental. Durante os seis dias de folia, 120 litros foram recolhidos dos comerciantes que trabalharam na Praça dos Eucaliptos. A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMAM) distribuiu galões para todos os expositores para evitar o descarte inadequado. Com isso, a ação evitou a poluição quase 25 mil litros de fauna aquática. Isto porque, segundo especialistas, um litro de óleo é suficiente para contaminar cerca de 20 mil litros de água.

O secretário municipal do Ambiente, Alex Dornellas, falou sobre a ação no carnaval e ficou satisfeito com o resultado: “Foi uma ação educacional e evita que seja feito um descarte prejudicial ao ambiente, com um volume tão grande de óleo utilizado. Os barraqueiros entenderam isso e conseguimos alcançar o objetivo”, destacou. Além disso, agentes da secretaria distribuíram panfletos educativos para os foliões, alertando sobre a necessidade do cuidado com o meio ambiente.

Quando o óleo não é descartado de forma correta, ele vai para o esgoto e contamina os mananciais, além de entupir as caixas de gordura de residências e estabelecimentos comerciais, causando prejuízos não só para o meio ambiente, como também, para o bolso. A decomposição do óleo de cozinha usado emite na atmosfera metano, um dos principais gases causadores do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global. Além disso, ao atingir o solo, o produto contribui para sua impermeabilização, poluindo os mananciais de água.

Óleo é utilizado na produção de materiais de limpeza

Após ser retirado do comércio, o óleo usado pode ser utilizado na produção de sabão em pedra, detergente, massa de vidro, biodiesel e até mesmo componentes para fertilizantes. Amostras são tiradas e analisadas. Antes de seguir para a reciclagem o óleo passa por processos de filtração e desumidificação, a fim de retirar impurezas. Após a etapa de aquecimento o óleo é classificado por acidez e índice de peróxidos e então encaminhado para a reciclagem.


Via PMQ
22/02/2015

0 comentários :

Postar um comentário