Queimados começa vacinação de meninas de 9 a 11 anos contra o HPV

QUEIMADOS - Incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2014 para contemplar meninas com idade entre 11 e 13 anos, a vacina contra o vírus Papilomavírus Humano (HPV) agora está sendo disponibilizada também para a faixa etária que abrange crianças dos 9 aos 11 anos. Em Queimados, a campanha de vacinação começou nesta segunda-feira, dia 02, e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero. As mais de 2 mil doses serão aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde pública do município como Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e Unidades Básica de Saúde (UBSs).

A idade do público-alvo foi escolhida pelo Ministério da Saúde baseada na eficácia comprovada que o imunobiológico tem em mulheres que ainda não tiveram contato com o vírus (não iniciaram a vida sexual). Para a secretária municipal de Saúde, Drª Fátima Sanches, disse que a imunização é importante para prevenção do contágio do vírus. "É muito importante a imunização contra o HPV por conta do alto índice de mortalidade de câncer de colo do útero. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, o câncer de colo do útero é o terceiro que mais atinge as mulheres no mundo. A prevenção é importante desde cedo e, principalmente, meninas que ainda não tiveram relações sexuais", explicou a secretária. 

Quem recebeu ou não a primeira dose da vacina na campanha de 2014 também pode procurar o serviço de saúde pública da cidade portando caderneta ou comprovante de vacinação. O Ministério da Saúde prescreve a administração de três doses da vacina quadrivalente, que protege contra quatro tipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18). De acordo com Ministério, os tipos de vírus 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero. Mais informações pelo telefone: (21) 2665-5151. 

Locais de vacinação: 
UBS Fazendinha

Endereço: Rua da Conquista, s/ no - Distrito Industrial
UBS Júlio Barros

Endereço: Rua da Caixa D’água, s/no - Paraíso
UBS Belmira Vargas

Endereço: Rua da Batalha, 31 – Roncador

Estratégia de Saúde da Família Valdariosa

Endereço: Rua Dagmar Cardoso Barbosa, 215 – São Silvestre

Estratégia de Saúde da Família Vila Americana

Endereço: Rua Antônio Luziario, 1689 - Vila Americana

Estratégia de Saúde da Família Jardim da Fonte

Endereço: Rua Tomas Pereira, s/no - Jardim da Fonte

Estratégia de Saúde da Família Santo Expedito

Endereço: Rua Olegário Dias, s/no - Santo Expedito

Estratégia de Saúde da Família Santa Rosa

Endereço: Rua Lajeado, 35 - Santa Rosa

Clínica da Família

Endereço: Estrada Padre José de Anchieta, no 315, São Jorge 

Vigilância em Saúde 

Avenida Irmãos Guinle, n° 673 - Centro



Via PMQ
04/03/2015

0 comentários :

Postar um comentário