Entrega de próteses dentárias arrancam sorrisos

QUEIMADOS - Sorrisos de orelha a orelha. Foi assim que ficou a dona de casa, Rosilene Nery, e a aposentada, Diva Sobreira, logo após receberem suas próteses dentárias gratuitamente no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em Queimados, na Baixada Fluminense. Elas foram as primeiras de um total de oito que colocaram as novas próteses nesta quinta-feira (08). Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através do programa Brasil Sorridente, a meta inicial é entregar cerca de 80 próteses por mês e realizar 20 atendimentos por semana. Os beneficiados vão ter acompanhamento e manutenção das próteses na própria unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para ser beneficiado, primeiro, os interessados devem passar por qualquer unidade básica de saúde e em seguida são encaminhados para avaliação no Centro Médico do bairro da Pedreira. Após avaliação, as pessoas iniciam o tratamento dentário no CEO. A confecção das próteses até sua entrega passa por um processo dividido em três etapas: moldagem bucal em gesso, montagem e colocação dos dentes e o teste com a prótese.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, Drª Fátima Cristina, a unidade não é voltada somente para próteses, mas oferece também tratamento de canal, de lesões na boca, gengivite e limpeza. “Estamos seguindo a determinação do prefeito Max Lemos que é de cuidar das pessoas. Além de oferecer próteses que dão mais dignidade e qualidade vida às pessoas, o CEO também realiza atendimentos básicos gratuitos como limpeza, extração, canal e cirurgia para extração de siso”, comentou. 

Sem vergonha para sorrir

Umas das beneficiadas, Rosilene Nery, disse que tinha vergonha de se relacionar com outras pessoas. “Sentia vergonha de conversar e o que elas poderiam pensar de mim. Era uma coisa que mexia com minha autoestima até que comecei a fazer o tratamento dentário no CEO. Queria ter colocado a prótese antes, mas num consultório particular ficaria muito caro e não tenho condições”, falou.

De acordo a diretora do CEO, a cirurgiã-dentista Flávia da Costa, o processo de adaptação dos pacientes com as novas próteses demora no máximo até quatro dias. “É um processo de adaptação curto. E isso é normal nestes casos. Além disso, vamos fazer a manutenção das próteses e o acompanhamento desses pacientes gratuitamente, caso tenha necessidade”, disse. 

O CEO funciona desde o final de 2014 e possui quatro consultórios, sala de esterilização, além de uma sala de Raio-X. A unidade é referência nas especialidades de periodontia (tratamento de gengiva), odontopediatria, endodontia (tratamento de canal), cirurgia e estomatologia (lesões de boca). O Centro de Especialidades Odontológicas fica na Rua Marambi, n° 19, no bairro Fleissman (próximo ao Queimados Futebol Clube), e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações pelo telefone: (21) 3764-9171 (ramal 07).



Via PMQ
09/04/2015

0 comentários :

Postar um comentário