Mulheres com vírus HIV podem se vacinar contra câncer de colo do útero

QUEIMADOS - A campanha nacional de vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) já começou, mas poucas pessoas sabem que adolescentes e mulheres portadoras do vírus HIV também podem receber a dose da vacina, que combate o câncer do colo de útero e verrugas genitais. Em Queimados, na Baixada Fluminense, dos 300 pacientes que participam do programa DST/AIDS nenhum procurou uma unidade de saúde para receber a dose da vacina. Para mudar essa realidade, a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando as doses da vacina anti-HPV as interessadas que tenham entre 14 e 26 anos. A imunização vai até o dia 30 de abril e a identidade da pessoa será mantida em sigilo.

O vírus é contagioso e pode ser transmitido através da relação sexual ou contato direto com a mucosa infectada. A secretária municipal de Saúde, Drª Fátima Cristina, ressaltou a importância dos pacientes procurarem o programa para imunização. “É muito importante que as pessoas procurem o setor de DST/Aids. Infelizmente, muitos não procuram por vergonha ou falta de informação. O programa funciona no Centro Especializado de Tratamento de Hipertensão e Diabetes – CETHID, Rua Onze, s/nº - Vila Pacaembú. Após realizar o cadastro, elas serão encaminhadas às unidades básicas de saúde para receber a dose. Mais informações pelo setor de imunização da Prefeitura: (21) 2665-5151”, explicou. 

Segundo a psicóloga do programa, Adriana Claudino, o tratamento é totalmente gratuito e se divide em quatro etapas. “Quando paciente chega aqui primeiro é realizado teste rápido para diagnóstico, depois uma consulta com psicólogos, consulta médica para realização de exames e o início da medicação antiretroviral, o coquetel”, contou.


Via PMQ
23/04/2015

0 comentários :

Postar um comentário