Pesquisa aponta as 10 cidades do estado com mais homicídios

RIO / BAIXADA FLUMINENSE - Levantamento inédito feito na plataforma Observatório de Homicídios do Instituto Igarapé aponta as 10 cidades do estado que mais registraram assassinatos entre 2008 e 2012, proporcionalmente. A Baixada Fluminense é a região com a maior quantidade de municípios na lista: Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo e São João do Meriti. Estão na lista ainda São Gonçalo, Volta Redonda, Petrópolis, Niterói, Campos dos Goytacazes e o Rio. 

Semana passada, o Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou que o mês de junho teve o menor índice de homicídios desde 1991. Na Baixada, por exemplo, houve redução de 27,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. Mesmo assim, as estatísticas do ano passado mostram que os índices ainda se assemelham aos registrados pelo Observatório. 

Para a pesquisadora do Igarapé, Michele dos Ramos, é necessário melhorar a qualidade das investigações e aumentar a elucidação dos crimes. “Há um perfil dos homicídios, não tem uma dispersão geográfica. Eles não acontecem em todas as regiões e sim, em algumas áreas. É preciso trabalhar com mais Inteligência. Esse é um tipo de abordagem que precisa ser desenvolvida”, afirma Michele. 

Os dados foram reunidos de forma inédita pelo site Observatório de Homicídios, recém-lançado pelo Instituto Igarapé. A coordenadora do projeto, Renata Gianini, explica que o estudo compila informações sobre crimes em 220 países e territórios. “É a maior base de dados publicados sobre homicídios intencionais. São situações de violência urbana, não há mortes de guerra”, explica Renata. Em duas semanas, será lançado relatório dos dados e a meta é incluir outros 36 países.


Via O Dia
Por Juliana Dal Piva
23/07/2015

0 comentários :

Postar um comentário