Queimados realiza VIII Conferência de Saúde

QUEIMADOS - Elaborar propostas que melhorem ainda mais as políticas públicas de saúde voltadas ao fortalecimento e participação no controle social, além da política do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses foram os objetivos da VIII Conferência de Saúde de Queimados realizada pela Secretaria Municipal de Saúde neste sábado, dia 06, no Teatro Municipal Metodista. Sob o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, o encontro contou com a participação do Conselho Municipal de Saúde e da própria população usuária dos serviços de saúde.

A mesa de abertura contou com a presença do secretário de Fazenda e Planejamento, Carlos Villela, que representou do prefeito Max Lemos, da secretária municipal de Saúde, Drª Fátima Cristina, do vereador e também presidente da Comissão de Saúde na Câmara Municipal, Martchelo Fuli, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Vinicius, e do conselheiro, Iris da Conceição. Na parte da manhã, a conferência contou ainda com a palestra do assessor jurídico do Centro de Direitos Humanos (CDH) Dom Adriano Hypólito da Diocese de Nova Iguaçu/RJ Guilherme Monteiro, e do membro do Fórum Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais, Carlos Queiroz.

Segundo Carlos Vilela, mesmo com a crise econômica que afeta o país e o cortes nos repasses do governo federal à Saúde, a cidade de Queimados vai conseguir superar o momento. “O prefeito Max Lemos é um gestor diferenciado que não se abate com as dificuldades. Estamos buscando cada vez mais recursos e investimentos para continuar tocando a área da Saúde com a mesma qualidade de sempre. Mesmo com um corte de quase R$ 14 bilhões de investimento no setor pelo Governo Federal, valor esse voltado papa repasses aos estados e municípios, o empenho de prestar o melhor serviço de qualidade a população continua o mesmo”, falou. 

Para Drª Fátima Cristina, a parceria com o conselho municipal é importante para traçar diretrizes que auxiliem na melhoria das políticas publicas da saúde. “Sempre enxergamos o conselho como um parceiro. É sempre construtivo criar esse espaço onde o diálogo aberto prevaleça. Através dessa parceria podemos melhorar ainda mais nossas políticas públicas e quem sai ganhando com isso é população. Além de ser um gestor acima da média, o prefeito Max Lemos é um ser humano que se preocupa com a população”, comentou. 

Controle Social no SUS

O palestrante Carlos Queiroz, que também é sanitarista, mobilizador social e membro Fórum LGBT em Salvador (BA), falou sobre o controle social e gestão do SUS. “Importante mesmo é que a pessoas tenham consciência que o papel do conselheiro é fiscalizar, monitorar as ações do governo e dos gestores de saúde. Além disso, deve haver parceria entre ambos parar que o sistema de saúde funcione bem na prática”, falou. 

O encontro foi dividido em dois eixos temáticos: I – Direitos e modelos de atenção à saúde, garantia de acesso, atenção de qualidade e gestão do SUS e II – Participação social e valorização do trabalho e da educação em saúde. Após a reunião dos grupos de trabalho foram definidas as propostas e eleitos os delegados em uma plenária. Eles vão representar o município nas conferências estadual e nacional. Ao todo. 12 delegados foram definidos representando seus segmentos: três gestores de saúde, três trabalhadores da saúde e seis da sociedade civil.


Relação de delegados: 
Sociedade Civil:

Marco Venicio dos Santos - Sindicato dos Trabalhadores em Transportes em Gerais
Valdísia Cataria Melo - ONG Queimados Solidário
Tereza Maria Barbosa - Movimento de Mulheres de Queimados
Nilcelene Moreira dos Santos - Circo Baixada
Íris da Conceição - Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) / Núcleo Baixada
José Soares dos Santos - Rádio Novos Rumos
Trabalhadores na área de Saúde:
Maria da Penha Oliveira - SINTRASEF
Janaína Barão - Conselho Regional de Odontologia (CRO) 
Claudia Conceição Santos de Arruda - Departamento de Saúde Mental

Gestor:

Paula Ribeiro Menezes - Instituto de Previdência de Queimados 
Douglas Viana Pessanha - Secretaria Municipal de Saúde
Sandra Cesar de Almeida - Secretaria Municipal de Saúde


Via PMQ
09/07/2015

0 comentários :

Postar um comentário