Vila Americana em Queimados sofre com ausência de infraestrutura




QUEIMADOS - Falta de saneamento, luz e água. Essas são as principais reivindicações dos moradores do bairro Vila Americana, em Queimados. A população local enfrenta há mais de 40 anos o descaso e falta de comprometimento por parte dos governantes com a saúde e qualidade de vida. Uma das situações mais graves é o esgoto a céu aberto em várias ruas, que facilita a ação de insetos e pragas, além do mau cheiro, que invade as residências da área.

Na Rua Cisplatina, a falta de manutenção nas manilhas tem tirado o sono dos moradores, que estão cansados de reclamar e nunca serem ouvidos. Por conta das constantes mudanças climáticas, o local, que nunca foi pavimentado, atravessa uma situação caótica. Nos dias quentes, a poeira invade as residências, assim como o mau cheiro, além de moscas, baratas e ratos.

Segundo os próprios moradores, nos dias de calor fica impossível fazer uma refeição dentro de casa. “Convivemos com esse problema há anos. O que mais incomoda é na hora das refeições porque durante o dia, o cheiro dessa vala no sol fica insuportável”, relatou uma moradora, que preferiu não se identificar. “É tanta mosca dentro de casa que fica impossível até dormir”, complementou a vizinha.

O representante de vendas, Júlio César Barbosa, de 51 anos, mora no bairro há mais de 20 anos e nunca viu uma melhoria. “Desde que moro aqui, só ouvimos promessas e mais promessas, e a prefeitura nunca enviou uma equipe para colocar asfalto, nada. Estamos simplesmente abandonados”, lamentou.

De acordo com os moradores, há seis meses, uma equipe da Cedae foi até o local colocar uma tubulação nova. No entanto, não houve a distribuição de água. Além da falta d’água encanada, os moradores reclamam da ausência de áreas de lazer para as crianças e lojas comerciais, como padarias e açougues.

No ano passado, o prefeito de Queimados, Max Lemos, em um vídeo que circulou na internet, disse que o bairro seria uma das prioridades do governo em relação às obras de saneamento e pavimentação e que já havia projetado um pacote de obras para melhorar a vida dos moradores. Entretanto, até o momento nenhuma obra foi realizada no bairro.

Prefeitura culpa crise econômica

Em nota, a Prefeitura de Queimados, através da assessoria de imprensa, disse que existe um projeto de infraestrutura de saneamento e pavimentação para atender os moradores de Vila Americana, que inclui verba do Governo do Estado. No entanto, com a atual dificuldade financeira que incluem tanto instituições públicas e privadas no país não há previsão do repasse da verba e, consequentemente, o início das obras. Sobre a falta de iluminação pública, a secretaria municipal de Serviços Púbicos irá enviar uma equipe ao local para averiguar o caso e solucioná-lo. Já em relação à falta de água, a Cedae informou que também enviará uma equipe para verificar o problema no abastecimento e na manutenção da rede.


Via: Jornal de Hoje
26/10/2015

0 comentários :

Postar um comentário