Sessão solene reforça igualdade racial em Queimados

QUEIMADOS - Danças típicas africanas, feira cultural, celebrações religiosas e até desfile de moda marcaram a celebração de quase um mês da consciência negra em Queimados. A culminância da programação foi nesta quinta-feira (10) com a realização de uma sessão solene que homenageou pessoas que contribuíram direta ou indiretamente para a justiça social, no município e na Baixada Fluminense. Os festejos começaram desde o último dia 14, com atividades para recordar a morte do líder negro, Zumbi dos Palmares e evocar a luta política de igualdade racial. As ações foram uma realização da comissão da semana da consciência negra com o apoio das Secretarias Municipais de Promoção da Cidadania, Educação e de Cultura.

Para o secretário de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, José Ribamar Dadinho, comemorar a consciência negra massivamente é a oportunidade de formar na sociedade a consciência de direitos iguais entre todas as raças. “A escravidão acabou há mais de 100 anos em nosso país, mas em muitos segmentos da sociedade o preconceito continua. Comemoramos a data da consciência negra realizando eventos que levaram conscientização à população e hoje estamos homenageando os militantes que ajudam a causa para que, desta forma, possamos caminhar em busca da igualdade entre todos os seres humanos, independente da cor da pele” frisou Ribamar.

Representando o prefeito Max Lemos no evento, o secretário de Fazenda de Planejamento, Carlos Villela, destacou a importância de reconhecer as pessoas que contribuem com o movimento negro. “O debate exaustivo do tema, a inclusão do negro e a ação de educar as pessoas em relação ao tema é o caminho para conseguirmos diminuir esse absurdo que é a desigualdade. Fico feliz de participar de um governo que se importa com as questões humanitárias, porque assim vamos avançar estruturalmente e socialmente”, frisou.

Umas das homenageadas foram as jovens Silvana Gonçalves e Daiana Souza, as musas do concurso ‘Pérola negra’, que representam no município a beleza negra. “É muito importante lutar por esse espaço também no quesito beleza, pois ainda é enraizado nas pessoas que os traços dos negros não são bonitos, como sua cor de pele e seu cabelo, por exemplo. A moção me deixa emocionada pois nos ajuda a reforçar que todos somos belos, independente da cor”, comentou Silvana.


Via PMQ
11/12/2015

0 comentários :

Postar um comentário