Limpeza de rios na prevenção contra enchentes, em Queimados

QUEIMADOS - Com objetivo de prevenção contra enchentes que ocorrem com as fortes chuvas nesse período de verão, a Prefeitura de Queimados, que já canalizou parte dos Rios Abel (parte que corta o Centro) e Camarim (em fase final de conclusão das obras) trabalha permanentemente em ações de limpeza de córregos e valões, além de desassoreamento de demais afluentes. As ações conjuntas entre as Secretarias Municipais de Obras, Serviços Públicos, Agricultura e do Ambiente, têm ajudado a prevenir possíveis enchentes e transtornos na cidade com a chegada dos temporais de verão. O projeto de canalização dos Rios Abel e Camarim já ultrapassaram juntos R$ 105 milhões de investimento. Os dois maiores afluentes do município ainda vão ganhar uma área urbanizada em seu entorno com ciclovias e áreas de lazer. 

Ao todo, quase 10 toneladas de detritos já foram retiradas dos leitos dos rios. De acordo com o secretário municipal de Obras, Elerson Alves, as canalizações ajudaram a resolver o problema das enchentes. “Esta é uma ação conjunta que mostra a união da Prefeitura em favor da população. Obrigado ao Wilson Sampaio Júnior, da Agricultura, o Rogério Brandi, de Serviços Públicos, e Alex Dorrnellas, do Ambiente, pela parceria. Como o prefeito Max Lemos sempre fala que, com o Poder Público unido, a população só tem a ganhar. Só assim podemos prevenir de tragédias causadas pelas chuvas”, disse.

Maior chuva da história

Em dezembro de 2013, a cidade de Queimados passou pela maior chuva da sua história. Foram mais de 5 mil ocorrências em 21 bairros e fez com que o prefeito Max Lemos montasse um gabinete de crise já nas primeiras horas de chuva onde comandou toda a operação de emergência. Na época, as fortes chuvas deixaram mais de 2 mil pessoas desalojadas. Mesmo com as enchentes não houve registro de vítimas fatais e as doações de mantimentos e o trabalho dos voluntários foram cruciais para amenizar a tragédia.


Via PMQ
01/01/2016

0 comentários :

Postar um comentário