Gabinete de emergência para as chuvas, em Queimados

QUEIMADOS - A Prefeitura de Queimados instaurou no fim da noite do último domingo (21) um gabinete de emergência - composto pelas secretarias de Serviços Públicos, Defesa Civil, Obras e Assistência Social - para analisar e monitorar os estragos causados pelas chuvas até o fim de março. A medida foi tomada logo após o município ser atingido pelo maior temporal deste ano, cerca de 65 milímetros registrados durante uma hora e meia, o equivalente ao que choveu durante todo o mês de fevereiro no ano passado –. Duas pessoas estão desabrigadas e cinco desalojadas. Todas foram cadastradas pela prefeitura e encaminhadas para casa de parentes.

Desde as primeiras horas da madrugada, equipes da Defesa Civil municipal lideradas pelo prefeito Max Lemos e pelo secretário Belé Brazão, vistoriaram os bairros mais atingidos pela tempestade. Nenhum morador ficou ferido, porém, foram registrados cinco deslizamentos de terra (dois no bairro Inconfidência, um no Campo da Banha e outros dois no bairro Santa Luzia), uma queda de muro no bairro Santa Catarina e inundações nos bairros: Santa Rosa, Jardim Alzira,, Valdariosa, Jardim Queimados, São Roque e Eldorado.

Mutirões de limpeza foram realizados nas localidades durante toda a segunda-feira. Desentupimento de bueiros, limpeza da rede de esgoto, retirada de galhos de árvores e dragagem de rios e canais foram alguns dos serviços realizados. “Apesar de não termos influência na natureza, não podemos nos omitir. Todo nosso maquinário está nas ruas e as operações começaram desde a madrugada. Precisamos continuar com o projeto de canalização dos rios e córregos iniciado em nossa gestão, com as obras dos rios Abel e Camarim. Só assim vamos acabar de vez com as enchentes”, acredita o prefeito Max Lemos.
Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais apontam que a previsão é de chuva forte a moderada para o fim do tarde desta segunda-feira. Já para terça-feira (23), não deve chover segundo a meteorologia. O secretário de Defesa Civil, Belé Brazão, orienta a população para novos casos de chuvas. “A orientação é de que os moradores de áreas de risco não permaneçam em suas residências e encaminhem-se para locais seguros. Qualquer ocorrência, podem acionar o nosso plantão 24h, que está em prontidão pelo telefone (21) 2665-7615”, disse Brazão.

Números atualizados:

Quatro deslizamentos de terra;
Uma queda de muro;
Duas pessoas desabrigadas;
Cinco desalojados;
10 quedas de árvores
Bairros afetados: Santa Rosa, Coimbra, São Roque, Jardim Alzira, Inconfidência e Paraíso.

Via PMQ
26/02/2016

0 comentários :

Postar um comentário