Queimados inaugura nova Farmácia Municipal

QUEIMADOS - A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), inaugurou, nesta segunda-feira (28), sua nova Farmácia Municipal - Pólo 01, no bairro Santa Catarina. O espaço é climatizado e equipado para atender cerca de 200 pessoas por dia. Inaugurada com mais de 40 mil remédios, a expectativa é de uma demanda média de 100 mil exemplares por mês, de mais de 200 fórmulas diferentes, atingindo 93% do total de itens da cesta oficial do Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais). O espaço possui oito boxes de atendimento, dispenser para distribuição gratuita de preservativos e TV de plasma. O investimento, apenas em remédios, é de R$ 200 mil mensais.

A intenção é inaugurar outros quatro estabelecimentos no mesmo formato, em cada uma das microrregiões de saúde, das quais foi dividido o município através de estudo epidemiológico preconizado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o prefeito Max Lemos, essa é a primeira delas, que fica na região central, denominada Pólo 01, as outras quatro serão nos bairros Fanchem, Eldorado, Nova Cidade e Santiago. “Queimados já possuía uma farmácia central para contemplar toda a cidade que ficava no espaço anexo ao CETHID. Após divisão, foi dada a largada para uma nova estrutura deste serviço. Vamos facilitar a locomoção dos pacientes que tanto necessitam dos medicamentos”, explicou.

A secretária municipal de Saúde, Dra Fátima Sanches, ressaltou, também que os medicamentos já foram comprados através do primeiro Pregão Eletrônico implantado pelo município em janeiro deste ano. “A economia que ele gerou foi de quase R$ 6 milhões e foi possível adequar com melhor infraestrutura este equipamento público”, ressaltou a secretária, que explicou, ainda, a diferença entre a Farmácia Municipal e a Farmácia Popular, ambas situadas na mesma rua. “A farmácia popular, embora municipalizada, é do Governo Federal e fornece medicamentos a baixo custo. Já a nossa farmácia municipal é de total gestão do Governo Municipal e distribui de forma totalmente gratuita diversos medicamentos, alguns de difícil acesso, como Aciclovir (em creme e comprimido) e Clavolin, ou diversos outros bem usuais, como Captopril (anti-hipertensivo) e Omeprazol”, destaca.

Quem gostou da notícia foi a doméstica de 69 anos, Eliete Damasceno, moradora do bairro, ela já utilizava pela rede três medicamentos diferentes para controlar a pressão e as dores no estômago. “Agora ficou mais fácil ainda, perto de casa e em um lugar mais agradável posso controlar a minha pressão o mês inteiro sem o menor problema”, comemora. Além da implantação de uma farmácia por região de saúde, a SEMUS ainda tem como meta garantir fornecimentos de insumos de diabetes para 100% dos insulinodependentes, cadastrados no programa de hiperdia do município.

A farmácia fica na Rua da Serrinha, nº 100 – próximo ao prédio do Corpo de Bombeiros. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e para recebê-lo basta comparecer com comprovante de residência no município, receituário de atendimento médico na rede municipal de saúde, cartão do SUS e identidade.

Via PMQ
28/03/2016

0 comentários :

Postar um comentário