Saúde tem contas aprovadas em Queimados

QUEIMADOS - A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Queimados aprovou na última segunda-feira (29) a prestação de contas do último quadrimestre de 2015 da Secretaria Municipal de Saúde. Em audiência pública realizada na Casa Legislativa com duração de mais de três horas, o relatório foi apresentado com mudanças significativas no número de atendimentos realizados no município, em relação ao último quadrimestre, destaque para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que subiu 33.65,% em relação ao período anterior. A audiência contou com a participação da sociedade civil, através dos conselheiros de saúde, dos membros da comissão e dos profissionais de saúde.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dr. Fátima Sanches, o aumento no número de atendimentos se deu devido à chegada de mais especialidades no quadro de médicos do município (pneumologista e neuropsiquiatra) e de mais três profissionais no Departamento de Atenção Especializada, com dois psicólogos concursados e um fonoaudiólogo. “Nos (CAPS), atendemos 4.292 vezes a mais do que no quadrimestre anterior. Já no Ambulatório da Saúde Mental foram 599, o que corresponde a 12%. Em uma época em que o país inteiro está em crise, na saúde conseguimos aumentar as especialidades e atendimentos”, comemora a secretária.

Outra mudança em relação ao 3º quadrimestre aconteceu devido às capacitações dos profissionais da rede através dos programas da Vigilância em Saúde, visando a intersetorialidade das áreas da atenção básica. “No programa de Saúde do Trabalho passamos a receber notificações de doenças ocupacionais vindas das unidades básicas, antes recebíamos apenas dos acidentes de trabalho da UPA. Já o Setor Técnico de Ações Contra a Violência teve um aumento de 90% em notificações, seja por maus tratos ou violência contra a mulher, criança ou idoso. As unidades de saúde passaram a notificar os setores ao se depararem com estes casos, fortalecendo assim diversas áreas no cuidado com as pessoas”, destacou a coordenadora dos programas da prefeitura, Elaine Rezende.


Via PMQ
02/03/2016

0 comentários :

Postar um comentário