Queimados na prevenção contra a peste suína

QUEIMADOS - Médicos veterinários fazem coleta de sangue de porcos para obter certificação de área livre da doença

Técnicos do Núcleo de Defesa Sanitária Animal, da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, visitaram nesta semana propriedades rurais em Queimados para levantamento e identificação epidemiológica dos rebanhos suínos. A ação, em parceria com Secretaria Municipal de Agricultura, teve o objetivo de prevenir e ter controle epidemiológico para atender as diretrizes do Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS), através da coleta de amostras de sangue dos animais. 

As amostras serão enviadas para o Laboratório Nacional Agropecuário em Minas Gerais (Lanagro-MG) para análise. Em caso negativo o Estado receberá a certificação. O Estado do Rio é classificado como área livre da peste suína clássica e, para manter esse status, precisa comprovar a inexistência da doença. A presença da peste suína impede alguns países de exportar carne, especialmente para os mercados asiáticos, que são os maiores consumidores. 

Em Queimados, os técnicos visitaram assentamentos rurais de criação de suínos nas regiões rurais: Capoeirão (Vila Americana) e Chapadão (Santo Expedito). Ao todo, cerca de 300 propriedades rurais de todas as regiões fluminenses estão recebendo as visitas técnicas.

Via PMQ
16/09/2016

0 comentários :

Postar um comentário