Queimados inaugura sua primeira Creche Municipal

QUEIMADOS - Unidade vai atender cerca de 40 crianças. Previsão é de dez infantários até 2016.

Um novo e importantíssimo passo começa a ser dado na educação infantil de Queimados, na Baixada Fluminense. A Prefeitura inaugura, a partir das 16h, desta quinta-feira (25), a sua primeira Creche Municipal. A unidade Clotildes Martins Lemos terá sede na Rua Weder, N° 5, Bairro Novo Rio, próximo ao Bairro São Jorge e receberá cerca de 40 crianças diariamente. Com o objetivo de oferecer atividades pedagógicas direcionadas para propiciar o desenvolvimento integral e fazer a introdução dos alunos no ensino infantil, a unidade atenderá crianças da faixa etária de dois anos a até um dia antes de completar quatro anos. Mais duas unidades serão inauguradas ainda este ano e a previsão da Secretaria Municipal de Educação é que, em 2016, a cidade tenha dez creches em funcionamento, beneficiando cerca de 700 famílias. Anteriormente, Queimados mantinha convênio com duas creches particulares, onde o governo subsidiava metade da mensalidade para o atendimento às crianças.

E as atividades já começam a partir de segunda-feira (8). A Creche funcionará das 7h30 às 17h e contará com cerca de 20 profissionais para atender os educandos. A unidade terá três turmas, divididas em dois turnos, com um professor e dois auxiliares em cada turma. Além de atividades pedagógicas, o espaço oferecerá cinco refeições diárias. O Prefeito Max Lemos está empolgado com a inauguração e diz que a educação em Queimados é prioridade. Para ele, o Governo Municipal está trabalhando como nunca para melhorar o sistema educacional: “A educação vem recebendo investimento estrutural como nunca antes havia sido investido. Tanto que 86% das unidades escolares já receberam atenção estrutural. Reformamos e ampliamos 14 escolas e construímos mais duas. Além do maior concurso da história do município realizado em 2012, investimos quase R$10 milhões na restauração e extensão de mais sete unidades. Em seis anos, 25 das 29 escolas já receberam investimento, ao todo cerca de R$40 milhões já foram injetados na Educação” Disse. Ainda de acordo com o prefeito, todas as escolas serão reformadas e dez creches serão inauguradas até 2016.

Após completarem quatro anos de idade, as crianças serão remanejadas para as escolas de educação infantil. Das 29 escolas municipais, 25 fazem este atendimento. Queimados também tem uma unidade especializada em receber alunos de quatro a seis anos de idade. Atualmente, a Escola José Bittencourt, no bairro Inconfidência tem capacidade para 150 alunos. Para a Secretária Municipal de Educação, Miriam Motta, a cidade ganha uma creche referencial na Baixada Fluminense: “A unidade é diferenciada, pois é a primeira da região com dois auxiliares por turma, ou seja, os professores terão mais tempo para se dedicarem às atividades, sem precisar, por exemplo, trocar fraldas ou dar alimentação. Este primeiro ensino é importante para o desenvolvimento intelectual da criança, pois chegará à educação infantil preparada didaticamente para receber os ensinamentos”. Disse a secretária.


Via PMQ
28/08/2014

0 comentários :

Postar um comentário