Ambiente Itinerante: Conhecimento para uma vida melhor e sustentável

QUEIMADOS - Para levar conhecimento e conscientização a toda população sobre os diversos cuidados com o Meio Ambiente, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal do Ambiente, realiza o projeto “Ambiente Itinerante” em diversos bairros da cidade. São oficinas com demonstrações práticas e divertidas de como viver em um mundo mais saudável e sustentável. E nesta quarta (4), cerca de 200 pessoas passaram pela Igreja Batista do bairro Ponte Preta e foram atendidas pela ação educativa. Desta vez, a novidade foi a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que prestou serviços odontológicos a crianças e adolescentes.

Durante todo o dia, o “Ambiente Itinerante” entregou 70 sementes e mudas de plantas e árvores, além de recolher cerca de 50 litros de óleo de cozinha da população. Outra ação importante foi a distribuição mais de 500 de cartilhas ambientais. O material contém a história em quadrinho do Reciclim, personagem infantil destinado com suas histórias, aventuras e games a conscientizar, educar e ensinar as crianças a cuidarem da natureza em todos os tópicos como: reciclagem, poluição: água, ar e solo, energia sustentável e aquecimento global.

Outro objetivo foi mostrar aos moradores boas práticas ambientais, como descarte de lixo e de óleo, assim como o reaproveitamento dos mesmos; além de jardins de pneus e distribuição de 50 brinquedos com material reciclável. Segundo o secretário da pasta, Alex Dornellas, a Secretaria está trabalhando duro, mas a parceria com a população é importantíssimo para um ambiente sustentável: “A informação vai trazer muitos benefícios a curto, médio e longo prazo. A partir do momento em que a população sabe como trabalhar o óleo de cozinha e como realizar o descarte de lixo vira parceiro do meio ambiente e não cometer erros que vão acarretar em danos para nós mesmos”, explica.

Servindo e ensinado à população

Sophia de Mattos, de apenas seis anos, foi à Igreja Batista acompanhada da mãe Aline. Ela recebeu aplicação de flúor e orientações de profissionais da forma correta de fazer as escovações. Para a mãe da menina, as instruções vindo de especialistas podem surtir efeitos melhores: "Nós ensinamos, orientamos, mas quando vem de pessoas que trabalham na área é bem melhor. Adorei a ideia. Passei por aqui e tive uma boa surpresa", disse a jovem, que aproveitou para visitar os outros serviços oferecidos.

"Desde cedo é importante ensinar boas maneiras às nossas crianças". Por isso Gilberto Marquiori levou o filho Felipe Fortes para aprender a construir brinquedos de materiais recicláveis. E parece que o jovem gostou da ideia e já fez seu primeiro carrinho de garrafas pet: "Fácil de fazer e um bom passatempo", disse o menino.


Via PMQ
05/02/2015

0 comentários :

Postar um comentário