Alunos fazem exames de vista através do PSE

QUEIMADOS - Ações do programa vão ocorrer em mais nove escolas até o final do ano

Mais de 100 alunos da Escola Municipal Tiradentes, no bairro Inconfidência, participaram da primeira ação do ano do Programa Saúde na Escola (PSE). A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e com apoio da Secretaria Municipal de Educação, disponibilizou exames de vista (teste de snellen) para diagnosticar possíveis casos de miopia e astigmatismo, além de avaliações antropométricas (peso e altura) para combater a obesidade e desnutrição. O objetivo do projeto é fazer ações nas escolas da rede municipal como um trabalho de prevenção.

As crianças diagnosticadas com alguma dificuldade de visão serão encaminhadas para avaliação no Centro Médico, no bairro da Pedreira, para realizar exames mais específicos como fundo de olho e refração ocular. Uma vez em tratamento, as crianças irão receber óculos gratuitamente através do Programa Olhar Brasil, do Ministério da Saúde. Os casos de obesidade e desnutrição serão encaminhados para consultas com um nutricionista da rede municipal de saúde, que fica no prédio de Vigilância em Saúde (Avenida Irmãos Guinle, n° 673 - Centro).

Para a secretária municipal de Saúde, Drª Fátima Crstina, o trabalho do PSE é importante por trabalhar a questão de prevenção dos alunos. “As visitas do PSE vão ocorrer até o final do ano em mais nove escolas da rede municipal. Elas são fundamentais para que possamos avaliar as condições de saúde dos estudantes e, assim, desenvolver ações direcionadas na parte nutricional, oftalmológica e no acompanhamento familiar com a Atenção Básica nos postos de saúde e Estratégias de Saúde da Família. Esse é mais um compromisso do prefeito Max Lemos, que é cuidar da nossa população", disse. 

Aluna do 4º ano do ensino fundamental, Júlia Pereira, de 12 anos, fez o exame de vista e gostou. “Não me lembro de ter feito um exame desses, meus pais nunca me levaram. A professora pediu me trouxe pra fazer, porque disse a ela que sentia dores de cabeça quando lia. Gostei de fazer e consegui ler tudo direitinho”, comentou Júlia.

Agenda PSE

Ainda neste mês de março, as ações vão atender os alunos das escolas municipais Paulo Freire (10), no bairro Vila Americana, Waldick Cunegundes Pereira (16), no Santa Rosa, Maria Corágio Pereira Xanchão (18), no Jardim da Fonte, Pastor Arsênio Gonçalves (23), no bairro Vila Cristina, e Doutor Francisco Manoel Brandão (30), no bairro Tricampeão.


Via PMQ
05/03/2015

0 comentários :

Postar um comentário