Medalha de ouro para a preservação do Meio Ambiente

QUEIMADOS - Cerca de 500 crianças da Escola Municipal Nelson Carneiro, no bairro Três Fontes, em Queimados, na Baixada Fluminense, puderam ver de perto uma medalha olímpica. A jogadora de vôlei de praia, Adriana Samuel, foi a convidada do projeto FURNAS Educa, realizado em parceria com a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria de Educação. Voltado à conscientização de crianças e jovens sobre a preservação do meio ambiente e o uso racional de energia elétrica, o programa chamou atenção dos moradores do bairro localizado na periferia da cidade. Nesta quinta (2), será a vez das unidades escolares Carlos Pereira Neto e Tiradentes receberem as velejadoras Ana Luiza e Fernanda, campeãs brasileira e sulamericana do esporte. 

Foi um dia diferente para os alunos da unidade Nelson Carneiro, pois trocaram as salas de aulas por uma maneira divertida de aprender a cuidar do meio ambiente. Cartilhas, vídeos de animação e muitas brincadeiras foram utilizados pela equipe do “Furnas Educa”, com a participação especial da esportista, para mostrar os riscos das queimadas e a importância de se economizar energia e água. O programa também abordou dicas de segurança na utilização de equipamentos elétricos e cuidados que devem ser tomados com a rede de distribuição de energia.

A atleta se encantou com as crianças queimadenses. Animada, Adriana Samuel exibiu e tirou foto com suas duas medalhas olímpicas conquistadas em Atlanta (1996) e em Sydney (2000). Ela participou das brincadeiras e exaltou a importância de tratar o tema com os pequenos: “Foi bom ver as crianças animadas e mostrando interesse pelos temas. Vão crescer conscientes e propagando as causas ambientais”, destacou.

Já a diretora da escola, Viviane Araújo, ficou radiante com as atividades na unidade. Ela exaltou a parceria com a Furnas e destacou a eficácia do projeto: “Muitas de nossas crianças nunca tinham visto de perto um atleta olímpico e, hoje, vi muita motivação neles. Foi um dia muito especial para todos nós. Agradecemos a parceria”.

Projeto continua e vai beneficiar outros estudantes

Nesta quarta-feira (1), a ação chegou aos alunos das Escolas Municipais Oscar Weinchenk (Fanchem) e Monteiro Lobato (São Francisco), às 14h. Já na quinta-feira (2) para fechar a programação, será a vez das velejadoras Ana Luiza e Fernanda, campeãs brasileira e sulamericana do esporte, marcarem presença nas unidades escolares Carlos Pereira Neto (São Roque) e Tiradentes (Inconfidência), às 9h e 14h, respectivamente.

Outra parceria firmada pela Secretaria Municipal de Educação foi com a CCR Dutra para a realização do projeto “Buzum”. Um ônibus vai ficar estacionado nos dias 6 e 7 na Praça dos Eucaliptos, no Centro, e se transformará em miniteatro e vai levar aos alunos das escolas municipais o espetáculo infantil “Máquinas”. A secretária municipal de Educação, Miriam Motta, falou sobre a importância de ensinar às crianças boas práticas ambientais: “Estamos na semana do meio ambiente e é importante as crianças aprenderem, de uma forma divertida, como cuidar nosso planeta. Eles são curiosos e se tornarão sem dúvidas grandes multiplicadores”, disse.

Via PMQ
02/06/2016

0 comentários :

Postar um comentário