Paetês, plumas, gliter, maquiagens e muitas fantasias arrastaram mais de 20 mil pessoas em Queimados na 4ª Parada LGBT realizada no município. Pelo quarto ano consecutivo, ativistas da causa foram às ruas para lutar por igualdade e respeito com o público de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais.
![]() |
Arrastão de civilidade marca a 4ª Parada LGBT em Queimados |
Paetês, plumas, gliter, maquiagens e muitas fantasias arrastaram mais de 20 mil pessoas em Queimados na 4ª Parada LGBT realizada no município. Pelo quarto ano consecutivo, ativistas da causa foram às ruas para lutar por igualdade e respeito com o público de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais.
QUEIMADOS - Um trio elétrico conduziu a multidão da Rua Camorim até a Praça dos Eucaliptos no último domingo (9) em um desfile que conclamou a população a se unir na luta pelo fim da homofobia e dos casos de violência contra os homossexuais. O evento reúne, anualmente, famílias, jovens e anciãos entre heteros e homossexuais, na luta pelos direitos humanos e de expressão. A festa tem o apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania de Queimados.
A festa contou com muitas presenças ilustres de travestis, transexuais e ativistas da causa como Paulete Nabuco, que é o primeiro homem homossexual do Brasil a conseguir o direto de pensionato do cônjuge do mesmo sexo. “Lutei por muito tempo na justiça pra ter meu direito de companheiro assistido depois de uma união de 20 anos e conheço bem as dificuldades do nosso país de ainda lidar com as questões homossexuais. Estou muito honrado de estar aqui e me alegro com essa iniciativa cívica que ajuda o público LGBT a conquistar cada vez mais o respeito da sociedade civil. Parabéns à Queimados!”, destacou.
Outra presença marcante no evento foi a de Claudio Nascimento, coordenador da Superintendência de Direitos Individuais e Difusos do Governo do Estado, que convocou a população LGBT a não se esconder e viver a sua opção sexual com liberdade. “Antes de beijarmos na boca de quem amamos precisamos construir educação de respeito na sociedade e isso só será possível se o público LGBT ocupar os espaços públicos sem vergonha e com dignidade. Estamos avançando nesse processo e tenho a certeza de que as próximas gerações vão colher respeito e tolerância. Parabenizo aos governantes da cidade por apoiarem o evento que acontece com muita tranqüilidade e cidadania. Parabéns à Queimados e viva os gays, viva as lésbicas, viva os travestis, viva os transexuais, viva os bissexuais e viva os heterossexuais que convivem com respeito mútuo”, enfatizou.
Município ganha Centro LGBT
O secretário de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, José Ribamar Dadinho, frisa que o evento reforça a posição da cidade em ser um município que cuida do cidadão. “Queimados entra de vez na rota do cuidado com as pessoas e queremos mostrar que em nosso município a homofobia não tem vez. Na parada LGBT podemos ver famílias apoiando o movimento e ensinando para o restante da cidade o principio do respeito à liberdade de expressão. A parada é tão importante que, por sua causa, em breve seremos o primeiro município da região a ter o Centro de Referência LGBT, que atenderá em todos os aspectos às violências sofridas por esse público. Parabenizamos à todos que estiveram conosco na parada e festejaram a igualdade dos direitos”, concluiu.
O presidente da Associação pela Liberdade de Expressão – ALED – Haroldo Alves, elogiou a cidade e comemorou o sucesso de público. “Se cada um das 20 mil pessoas do município atingir mais 10 pessoas com a mensagem de cidadania e respeito, poderemos sonhar com uma cidade sem homofobia e sem violência. A parada foi um sucesso de civilidade e tranqüilidade, mesmo reunindo tantas pessoas. Isso só demonstra nossa capacidade como município de desenvolver cada vez mais políticas públicas voltadas para o público LGBT”, concluiu.
COMENTÁRIOS