Um ônibus escolar foi palco do espetáculo de marionetes “Uma Jornada”, da Cia. canadense Ubus Théâtre, em Queimados. O teatro itinerante sob rodas, que já percorreu a Europa e o Canadá, contou com quase 100 espectadores nesta quinta-feira (06), no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI).
![]() |
Marionetes canadenses são atrações em ônibus escolar |
Um ônibus escolar foi palco do espetáculo de marionetes “Uma Jornada”, da Cia. canadense Ubus Théâtre, em Queimados. O teatro itinerante sob rodas, que já percorreu a Europa e o Canadá, contou com quase 100 espectadores nesta quinta-feira (06), no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI).
QUEIMADOS - Realizado pelo SESC-Rio em parceria com a Prefeitura de Queimados, a peça composta pelos atores canadenses Agnès Zacharie e Eric Le Blanc, é uma fábula que deixou uma mensagem única aos seus espectadores: “A existência é a mais bela das jornadas”. A mensagem foi deixada pelo filósofo Antonius Joseph Zacharie, pai de Agnès, meses antes da sua morte.
Um dos sonhos de Antonius antes de morrer era ter um ônibus escolar para levar seus passageiros a conhecerem as maravilhas da natureza. Para ele, o simples fato de existir era o suficiente para fazer uma grande jornada. Como uma homenagem ao pai e para não deixar que seu ensinamento caísse no esquecimento, Agnès decidiu compartilhar a mensagem com o público percorrendo cidades mundo afora com seus simples fantoches feitos de sisal. “O maior objetivo do espetáculo é levar o teatro de fantoches aos lugares mais longes. Queremos proporcionar cultura às pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ver uma peça de teatro. Levar os ensinamentos do meu pai é dar continuidade aos seus sonhos”, contou Agnès.
Antes de chegar ao estado do Rio de Janeiro, a trupe composta pelos atores e apenas um produtor passou por 12 cidades de São Paulo. O espetáculo com duração de 50 minutos foi dividido em três sessões para todas as idades. Para o secretário municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho (Dequinha), receber o espetáculo é uma alegria além de proporcionar o teatro de marionetes para todas as idades. “É muito importante poder levar cultura para aos jovens, adultos e idosos. Isso mostra que todos independente da idade podem ter acesso ao teatro. A missão dada pelo prefeito Max Lemos é cuidar da nossa gente e oferecer de qualidade de vida. Por isso, sempre vamos trabalhar para isso”, disse.
“Uma Jornada” é a primeira criação da Cia. Ubus Théâtre e completa 10 anos neste ano. Indicado ao prêmio “Gala des Masques“ em 2005, a montagem foi recebida com muito entusiasmo na Europa e ganhou a simpatia do público em inúmeros festivais, especialmente “Les trois jours“, de Casteliers, e “Carrefour Internacional de Teatro“, em Quebec. As próximas apresentações deste mês da Cia.Teatral serão nos dias 07 (Parque de Madureira), 08 (Praça Saens Pena, na Tijuca), 09 (Museu da República, no Catete), 11 (Três Rios, na Praça São Sebastião), 12 (Petrópolis), 13 (São João de Meriti), 14 (São Gonçalo) e 16 (Campos dos Goytacazes). Mais informações no site: www.ubustheatre.com.
COMENTÁRIOS