A Prefeitura de Queimados, na Baixada Fluminense, está contratando parentes de vereadores para trabalhar na administração municipal. O RJ2 f...
A Prefeitura de Queimados, na Baixada Fluminense, está contratando parentes de vereadores para trabalhar na administração municipal. O RJ2 fez um levantamento para mostrar os familiares de parlamentares que ocupam uma vaga no poder Executivo.
As nomeações de parentes parecem ser a prioridade dos vereadores do município que tem o 20º pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as 92 cidades do estado. O município também já foi considerado o mais violento do país, segundo o Atlas da Violência.
Thomas da Padaria (PTC) conseguiu uma vaga para a noiva Thayane de Paula Nogueira como coordenadora de rotinas administrativas na Secretaria de Urbanismo.
A mãe da Thayane, e sogra do vereador, Telma Maria de Paula Nogueira, também ganhou um emprego como assessora de gabinete da Secretaria de Saúde.
Uma das tias do vereador, identificada como Maria de Fátima Perenciolo, se tornou assessora técnica na Secretaria de Assistência Social.
Tia de vereador é ré por improbidade administrativa
Outra tia, conhecida como Rita de Cassia Perenciolo, assumiu o cargo de assessora técnica na Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania. Rita é ré por improbidade administrativa numa ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF), que constatou irregularidades em contratos da Casa de Saúde Bom Pastor.
Segundo os procuradores, auditorias da Secretaria de estadual de Saúde encontraram danos aos cofres públicos de 2,5 milhões. Rita Perenciolo era a diretora do hospital entre 2010 e 2013.
Além de usar a prefeitura como cabide de empregos, a família de Thomas da Padaria ainda ganha dinheiro alugando um imóvel para o município. O prédio em que o prefeito despacha pertence a um primo de Thomas.
O contrato já existe desde 2020, antes de Thomas ser eleito e continuou após o vereador tomar posse.
A casa pertence à Fort Belmonte Bazar e Construção Limitada. Na Receita Federal, a empresa pertence a Matheus Augusto Perenciolo Alves. Ele foi nomeado como assessor legislativo na Câmara de Queimados.
Apesar de não constar na publicação do Diário Oficial, o RJ2 apurou que ele trabalha no gabinete do primo Thomas da Padaria.
Veja outros vereadores que empregam familiares
Wellingthon Fagner dos Santos foi contratado para ser assessor técnico do programa Saúde na Escola, da Secretaria de Saúde. O pai dele é o vereador Paulo Barata (PSD).
Tainá da Silva Lopes Viana – casada com o vereador Rafael Foquinha (PTB) - se tornou assessora técnica da Secretaria de Urbanismo.
Cíntia da Silva Belchior, nomeada assessora especial do gabinete do secretário de Saúde, é casada com o vereador Jefferson Dias (PDT).
Thiago Luis Júlio de Mendonça se tornou subsecretário adjunto de manutenção de Parques e Jardins da Secretaria do Meio Ambiente. Ele é casado com a vereadora Cíntia (Avante).
Thomas Coimbra atua na Defesa Civil e tem como tio o vereador Júlio Boi (PSC).
Prefeito também emprega parentes
Os vereadores não são os únicos a usar a prefeitura como um cabide de empregos. O prefeito também resolveu aproveitar o cargo para nomear a própria esposa.
Glauco Kaizer (Solidariedade) nomeou em 1º de abril a esposa, Cristiane da Conceição Castelo Kaizer, para ser assessora especial do gabinete do prefeito.
Ela é servidora da Prefeitura de Japeri e está cedida para o município de Queimados. Após polêmica, Kaizer voltou atrás e exonerou Cristiane do cargo dois dias depois. Apesar disso, a primeira-dama acabou nomeada coordenadora de educação especial da Secretaria de Educação.
O cunhado do prefeito, Filipi Cardoso de Azevedo, que é capitão da Polícia Militar, ocupa o cargo de secretário do Centro Integrado de Segurança Pública. A contratação de cunhados é vedada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) porque configura nepotismo.
O que dizem os citados
A reportagem esteve na Câmara na tarde desta terça-feira (11), mas nenhum dos vereadores estava presente.
O prefeito Glauco Kaiser não estava em seu gabinete porque, segundo a assessoria, ele passou o dia em Brasília.
Sobre o contrato de aluguel do prédio do gabinete do prefeito, a assessoria de imprensa informou que o documento foi assinado na gestão passada. Sobre as nomeações, a prefeitura disse que no caso da primeira dama, Cristiane Kaizer, ela tem vasta experiência para exercer o cargo.
Via G1
COMENTÁRIOS