Caminhada após vitória do Brasil marca luta no combate à violência contra o idoso



QUEIMADOS - Ainda em ritmo de festa após a vitória do Brasil contra a Croácia no jogo de abertura da Copa do Mundo, quase 100 idosos de Queimados participaram da caminhada de combate à violência contra a pessoa idosa nesta sexta-feira, dia 13. A ação de conscientização sobre os direitos do idoso faz parte de uma programação determinada pelo Conselho Nacional do Idoso, que consistiu em palestras e distribuição de informativos do Estatuto do Idoso à população. A caminhada saiu da Praça dos Eucaliptos até a Praça Nossa Senhora da Conceição.

Sob o tema “Violência Contra a Pessoa Idosa: Na Copa do Idoso quem pratica a violência recebe cartão vermelho”, integrantes dos pólos de atividade física e das Academias da Terceira Idade (ATIs) assistiram antes da caminhada três palestras: “Enfrentamento à Violência”, “Cidadania e Participação” e “Convivência Familiar e Comunitária”. Para o secretário municipal de Terceira Idade, José Alves de Carvalho “Dequinha”, a ação é para celebrar o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso e não deixar cair no esquecimento os casos de violência contra a terceira idade. “Todo idoso precisa de carinho, respeito e amor. Hoje é um dia que vamos conscientizar a população sobre a necessidade de combater os maus tratos aos idosos, sejam eles físicos ou psicológicos. Por isso temos o Conselho do Idoso que tem o papel de fiscalizar o cumprimento dos seus direitos”, salientou Dequinha, que a abertura das palestras


Dequinha entrega o Estatuto do Idoso na
Praça Nossa Senhora da Conceição
De acordo com o subsecretário de Terceira de Idade, Professor Antônio Amorim, falou sobre o enfrentamento à violência contra o idoso e da importância do conselho municipal. “Do Estado do Rio, Queimados é um dos três que vão cumprir a agenda nacional e essa ação hoje faz parte dela. Temos que garantir os direitos dos idosos com ações estratégicas em parceria com o poder público e a sociedade civil. E isso é representado através da formação do Conselho municipal que tem o dever de fiscalizar políticas públicas em defesa dos nossos direitos”, comentou o subsecretário, que distribuiu cartilhas de esclarecimento sobre o Estatuto do Idoso. Segundo Amorim, com 180 artigos apenas 15% do Estatuto Idoso é respeitado atualmente.

Ouvidora para receber denúncias

Ação aconteceu na Praça dos Eucaliptos
Para ajudar no enfrentamento à violência contra os idosos, a Secretaria Municipal da Terceira Idade implantou em janeiro de 2013 a Ouvidoria do Idoso. O objetivo é atender casos que violam o Estatuto do Idoso, além dar suporte às vítimas de violência física, psicológica e de exploração cometido até mesmo por familiares. A Ouvidoria do Idoso funciona as segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 17h, na Secretaria Municipal da Terceira Idade de Queimados, que fica no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade CELTI (Avenida Maracanã, s/n° - Vila Pacaembu/ Anexo a Vila Olímpica). As denúncias e reclamações também podem ser feitas pelo telefone (21) 2665-6526 ou pelo e-mail: semti@queimados.rj.gov.br.



Via PMQ
15/06/2014

0 comentários :

Postar um comentário