2ª dose da vacina contra HPV já disponível nas UBS e ESF de Queimados

QUEIMADOS - Vacina entra para a rotina de imunização no município.

A 2ª dose da vacina conta o HPV já está disponível nas ESF (Estratégia de Saúde da Família) e UBS (Unidade Básica de Saúde) de Queimados, diferente da primeira dose que foi levada para as escolas públicas e privadas da cidade. São mais de 4 mil doses disponíveis para meninas dos 11 aos 13 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de doença que mais leva as mulheres ao óbito com 4.845 mulheres afetadas. Este ano já foram registradas mais 4.8 mil mortes.

Para diminuir estes números, a cidade de Queimados irá realizar a busca ativa das meninas que não voltarem para receber a segunda dose, lembrou a Secretária Municipal de Saúde, Dr.ª Fátima Cristina que também é ginecologista. “Minha equipe está preparada para visitar as meninas que não voltarem para saber porque não o fizeram, alertando sobre os perigos da doença e a importância da vacina nesta faixa etária”, destacou a secretária.

Para se vacinar é imprescindível apresentar o comprovante da primeira dose, informou a chefe do setor técnico de imunização de Queimados Ana Mascarenhas. Quem estiver sem o comprovante da primeira dose, deve procurar o posto onde foi administrada a primeira para obter a segunda vida do documento.

Ainda segundo Ana, as meninas que não comparecerem para tomar a vacina, voltam a ficar vulneráveis à doença, fazendo com que, o efeito da primeira dose seja completamente ineficaz. “Mesmo depois desta segunda dose, as meninas devem voltar daqui há cinco anos para receber o reforço”, alerta a chefe do setor de imunização.


Via PMQ
02/09/2014

0 comentários :

Postar um comentário