Centro de Intérprete de Libras participa de Feira do Empreendedor

QUEIMADOS - O Centro de Intérprete de Libras (CIL), único do estado, que está instalado no município de Queimados, participou na última semana da Feira de Empreendedorismo do Sebrae no Rio Centro. A equipe divulgou o trabalho do centro, que existe para acompanhar surdos a espaços públicos a fim de realizar a tradução em libras, e pôde explicar a importância da acessibilidade aos empresários presentes e ainda encaminhar interessados em realizar o curso de libras. A equipe foi convidada a voltar na edição da feira em 2015. O CIL atende toda a Região Metropolitana de segunda à sexta, das 9h às 17h e fica à Rua Otília, N° 1495 – Centro, próximo ao Fórum Municipal.

O secretário de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania de Queimados, José Ribamar Dadinho, explicou que o único instrumento para as políticas voltadas a esse público foi implantado em Queimados para auxiliar toda a região metropolitana. “Temos cerca de 50 mil surdos em toda a Baixada Fluminense e Queimados conquistou o único CIL do estado por ser o município que oferecia as melhores condições. E tenho a honra de ter o instrumento instalado em nossa secretaria, que tem o objetivo de atender as pessoas que mais precisam e dar todo o suporte necessário a eles. Fico feliz de participar de um governo que está mudando a história de Queimados, que cuida, não só do estrutural mas também do cuidado com as pessoas, especialmente aqueles que mais precisam”, destacou.

A coordenadora do Cil, Graciette Teles, destacou a importância de divulgar o trabalho para os empresários. “Fomos convidados para participar da feira e conseguimos divulgar nosso trabalho de forma ampla. Sabemos que existem muitas vagas para deficientes e é preciso que cada vez mais existam profissionais que saibam falar Libras e surdos inclusos também nos espaços privados. Fomos convidados para voltar ano que vem pois foi relevante aos empresários as orientações. Qualquer surdo que precisar de interpretação em Libras pode nos procurar para solicitar o serviço”, comentou.



Via PMQ
03/12/2014

0 comentários :

Postar um comentário