Artesanato ajuda no convívio social de idosos em Queimados

QUEIMADOS - Usar a criatividade para produzir arte com materiais recicláveis como caixas de leite, papelão, jornais e garrafas pet. Essa é uma das atividades que os idosos de Queimados podem aprender na oficina de artesanato, disponibilizada no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI). O curso que é gratuito acontece as segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h às 12h. O artesanato permite a troca de experiências entre os alunos, desenvolve a auto-estima, além de trabalhar a coordenação motora e a memorização dos idosos. 

Para o secretário municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho (Dequinha), as atividades fortalecem o convívio social dos alunos e aumentam a qualidade de vida. “Quando observam o resultado dos trabalhos de artesanato, eles ficam muito animados. As aulas trabalham a memória, porque é um processo de aprendizado passo a passo. Além desse benefício, aqui desenvolvemos o convívio social entre eles”, disse.

De acordo com a professora da oficina, Francisca Lopes, de 76 anos, os alunos não precisam levar nenhum material para aulas, eles só precisam estar dispostos em usar a imaginação. “Trabalhamos com matérias recicláveis que seriam jogados no lixo. Usamos jornais, papelão, cola, garrafas pet e até caixas de leite como material para as aulas. Aqui eles aprendem a fazer porta canetas, porta jóias, caixas de presentes, cestas e porta retrato. Eles saem felizes quando veem o resultado. Além disso, eles levam o trabalho pra casa e exercitam ainda mais. Na aula seguinte, trazem pra eu avaliar e ajudar no que falta”, comentou. 

As aulas de artesanato gratuitas são voltadas para pessoas acima de 50 anos. Para se matricular, os interessados devem apresentar os seguintes documentos no CELTI: identidade (cópia), comprovante de residência (cópia), telefone para contato e duas fotos 3x4. O Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade fica na Avenida Maracanã, s/nº - Vila Pacaembú. Informações: (21) 2665-6526.


Via PMQ
05/02/2015

0 comentários :

Postar um comentário