Estácio abre inscrições para quarta edição do projeto de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos

QUEIMADOS -  De 22 de julho a 5 de agosto, a Estácio está com as inscrições abertas para o Projeto de Alfabetização e Letramento de Jov...


QUEIMADOS - De 22 de julho a 5 de agosto, a Estácio está com as inscrições abertas para o Projeto de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. A iniciativa — que integra o Programa de Responsabilidade Social da companhia apresenta novidade em sua 4ª edição — será oferecida em quatro unidades do Rio de Janeiro: Ilha do Governador (Zona Norte), Alcântara (Região Metropolitana), Queimados (Baixada Fluminense) e Via Brasil (em Irajá, Zona Norte do Rio), além dos campi Carapicuíba (em São Paulo), Natal (Rio Grande do Norte) e Brasília (em Taguatinga). As duas últimas praças foram contempladas e oferecerão o projeto pela primeira vez. A instituição de ensino está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), que quer garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos - homens e mulheres - estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática até 2030. O ODS 4 visa assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao logo da vida para todos e todas. Os responsáveis pelo projeto sabem que a luta ainda é bastante grande, pois segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em junho 2019, o Brasil ainda tem 11,3 milhões de analfabetos entre a população de 15 anos ou mais.

Por um período de quatro meses, os adultos e jovens terão aulas com estudantes dos cursos superiores de Licenciaturas da Estácio - como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática - com a participação do corpo docente da Estácio. As aulas acontecerão no período noturno com duração de três horas por dia, duas vezes por semana, e serão totalmente gratuitas para os alfabetizandos. Os interessados poderão se inscrever até o dia 5 de agosto, diretamente nas salas de matrícula das unidades que oferecem o curso e as aulas terão início na semana de 12 de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.estacio.br/alfabetizacao ou por meio do telefone gratuito 0800 880 6774.

As turmas terão em média até 24 estudantes e, ao final do curso, os alunos deverão ser capazes de ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples, utilizar de forma crítica informações veiculadas nas diferentes mídias e comunicar-se por intermédio de mensagens de texto em aplicativo de dispositivo móvel. Com essas competências o alfabetizado pode exercer plenamente a sua cidadania reconhecendo o seu valor e seu papel na sociedade, aumenta as suas chances de ingressar no mercado formal de trabalho e tem possibilidade de dar continuidade dos estudos.

Desde sua criação, no primeiro semestre de 2018, o Projeto de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos já contou com a participação de mais de 300 alunos. A iniciativa ganhou força e notoriedade no setor de educação e está se expandindo cada vez mais. Primeiro Rio de Janeiro, depois Carapicuíba (em São Paulo) e agora Rio Grande do Norte (Natal) e Brasília (em Taguatinga).

“Nossa meta é levar esse projeto a todas as unidades da Estácio no Brasil. Estamos alinhados com os ODS 4 da ONU e queremos combater o analfabetismo e erradicá-lo no entorno de nossos campi. Os novos dados do IBGE nos mostram que a batalha ainda é bem grande”, afirma Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Grupo Estácio.

Segundo Cláudia, o projeto está alinhado à missão da Estácio de Educar para Transformar e reforça a diretriz de manter um relacionamento próximo e sustentável com a comunidade do entorno de suas unidades. Ainda de acordo com ela, a iniciativa também representa uma oportunidade única para os alunos da instituição, pois vão aprender na prática ao atuarem como alfabetizadores, o que sustenta o compromisso com a empregabilidade destes egressos.

A metodologia foi desenvolvida de forma a incentivar e efetivar o aprendizado dos jovens e adultos, a promover a sua autoestima, a reconhecer as suas potencialidades e a evitar a evasão dos alfabetizandos. “Esses adultos se sentem excluídos por conta do analfabetismo e é muito comum que tenham o ímpeto de desistir. Por isso, atuamos de forma a apoiar os alunos a seguirem estudando, apesar das dificuldades”, complementa Cláudia.

São utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem nas quais os participantes são protagonistas ativos e colaborativos no desenvolvimento de projetos, na resolução de problemas e realizando pesquisas. Os alfabetizandos contam com uma grande diversidade de materiais instrucionais, multimídia e tecnologias educacionais desenvolvidos pela Estácio de acordo com o método do Sistema de Alfabetização e Letramento, tais como bingo, quebra-cabeça, baralho, caça-palavras, vídeos, jogos e aplicativos.

Os alfabetizandos não são submetidos a provas e o desempenho deles é avaliado a partir do alcance das competências estabelecidas. O ensino é individualizado e os alunos que não alcançam as competências são acompanhados para reforço e recuperação da aprendizagem.

O Sistema Estácio de Alfabetização e Letramento agrega a alfabetização e letramento em língua portuguesa e matemática com a alfabetização e letramento midiático e informacional, e a modalidade de ensino presencial com o ensino a distância.

O Método da Estácio

O Método Híbrido para alfabetização e letramento em Língua Portuguesa no Sistema Estácio conjuga as teorias e os paradigmas consagrados e os emergentes, assim como as tendências de métodos de alfabetização no país e no exterior. O Método Híbrido se constitui em um continuum que inicia com a oralidade, tem sequência com a leitura e a escrita até chegar à criação de frases e textos. Neste método a aprendizagem da leitura e da escrita se dá na perspectiva do letramento, inserida no contexto do alfabetizando, com o seu uso efetivo nas práticas sociais e partindo da compreensão do mundo que o cerca e de uma palavra geradora que seja do seu universo e tenha significado para ele.

O ensino-aprendizagem da leitura e da escrita com o Método Híbrido trabalha a consciência fonética, fonêmica e fonológica. A construção do conhecimento em língua portuguesa se dá de forma interdisciplinar com matemática e com tecnologia, mídia e informação, e de forma contextualizada com estudos da sociedade e da natureza onde são abordados temas relacionados à história, geografia, ciências, artes, cultura, cidadania, trabalho, tecnologia e outros.

Sobre a Estácio

A Estácio, um dos maiores e mais respeitados grupos do setor educacional do Brasil, atua há 49 anos no segmento de ensino superior. Presente em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o EaD, conta com mais de 500 mil alunos matriculados. Atuante em projetos que contribuem para o desenvolvimento social e cultural do País, a Estácio promove o Programa de Responsabilidade Social Corporativa Educar para Transformar. O programa, que apoia iniciativas em cinco pilares - Esporte, Escola, Cidadania, Cultura, Inovação e Empreendedorismo – reflete o compromisso do Grupo Estácio de oferecer uma educação acessível e de qualidade e, assim, gerar um impacto positivo para a construção de uma sociedade mais justa.

Serviço:
Projeto de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos
Locais / endereços das setes unidades Estácio:
- Ilha do Governador - Estrada do Galeão, 1900 - Jardim Carioca
- Alcântara - Rua Manoel João Gonçalves, 410
- Queimados - Shopping da Estação Ferroviária, Rua Doutor Eloy Teixeira, 165
- Via Brasil - Rua Itapera, 500, Irajá
- Carapicuíba (SP) - Av. Francisco Pignatari, 630 – Centro - Carapicuíba
- Rio Grande do Norte (Natal) – Rua Henrique Dias, S/N - Igapó, Natal - RN

- Brasília (Taguatinga) - s/n G Sul 9 Q CS 11/12/15/16 - Taguatinga, Brasília - DF
Inscrições gratuitas – de 22 de julho a 5 de agosto de 2019
As aulas terão início na semana de 12 de agosto
Mais informações - www.estacio.br/alfabetizacao  / ou por meio do telefone gratuito 0800 880 6774

COMENTÁRIOS

Nome

24º BPM,18,55ª DP,12,AACD,1,Abandono,1,ABIO,1,Abono Salarial,1,Abuso Sexual,2,Ação Social,10,Acessibilidade,2,Acidente,13,Acontecimentos,10,Adoção,2,Adote um amigo,2,Aécio Neves,1,Aedes Aegypti,2,Aeroclube,1,Aeronáutica,1,AFERQ,1,Agentes Comunitários,1,Agricultura,3,Água,3,Aids,2,Alagamento,2,Alagamentos,11,ALED,1,Alerj,2,Alfabetização,1,Aluguel Social,1,Alunos da Rede Pública,1,animais,2,aniversário,2,Aniversário da Cidade,1,Aniversário de Queimados,1,Ano Letivo,1,Anthony Garotinho,1,Anvisa,1,APAE,3,Apartamento hotel,1,aposentado,2,Arco Metropolitano,1,Áreas de Risco,1,arrastão,1,Arte,1,Artesanato,4,Assalto,21,Assassinato,4,Assistência Social,9,ATIs,1,Austin,1,Bairro Campo Alegre,1,Bairro Fanchem,1,Bairro Ponte Preta,2,Bairro Roncador,1,Bairro Valdariosa,1,Bairro Vila Central,1,Baixada,2,Baixada Fluminense,14,Baixada Fluminense,955,Barnabé de Souza,1,Basquete,1,Belford Roxo,9,BiblioSesc,1,Bilhete Único,1,Bolsa Família,3,Bombeiros,1,brasil,16,briga,1,Cabuçu,1,CAC,2,caixa econômica,1,Caixa Econômica Federal,4,caixa eletrônico,1,Calamidade Pública,2,Câmara de Vereadores de Queimados,1,Campeonato Carioca,1,Campo do Dom Bosco,1,Câncer de próstata,1,Capacitação,1,Capoeira,2,Caps,1,Carnaval,9,Casa do Artesão,1,CBM Oliveira Freire,1,CCR Nova Dutra,5,CEAM,1,CEDAE,9,CEF,1,Cefet,1,Celti,6,CEMADEM,1,Centro de Intérprete de Libras,1,Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres,1,Centro de Treinamento,1,CEO,1,CETHID,1,Chacina,2,Chacina da Baixada,2,Chuva,1,Chuvas,20,Cidadania,47,CIL,2,CIL de Queimados,1,Cinema,4,Circo Volante,1,Circuito Carioca de Basquete,1,Clínica da Família,3,CMDCA,4,Colégio Militar,1,Coleta de Lixo,1,Coleta de Óleo,1,Combate à Exploração do Trabalho Infantil,2,Comércio,1,Comida,1,Comunicação,6,Comunidade da Charrete,1,CONAQJ,1,Concurso,6,Concurso Público,9,Conferência de Saúde,1,Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente,1,Conferência Intermunicipal de Proteção e Defessa Civil,1,Conselho Tutelar,4,Convocação,1,Corpo de Bombeiros,5,Correios,4,Corrida,1,Corrupção,3,Corte Momesca,1,CPA,1,CPAM,1,CPPDE,1,CRAC,1,Cras,5,Creche,1,Crime,18,Crime Ambiental,2,Crime contra o idoso,1,Crime Sexual,1,Cultura,82,Curso,7,cursos,3,Dança,1,Defensoria do Consumidor da ALERJ,1,Defesa Civil,12,Defesa Civil de Queimados,10,Deficiência,1,Dengue,2,Depósito de carros,1,Desaparecido,2,Desenvolvimento,2,Desfile Cívico,3,Detran,4,DHBF,74,Dia D,1,Dia da Consciência Negra,1,Dia das Crianças,1,Dia do Trabalhador,2,Dia Internacional da Mulher,2,Dia Internacional da Pessoa com Deficiência,1,Dia Mundial da Água,1,Dia Nacional do Combate à Tuberculose,1,Direitos Humanos,6,Distrito Industrial de Queimados,2,Doação de Sangue,2,Doações,4,Dr. Fátima Cristina,1,Drª. Fátima Cristina,1,DST,2,Duque de Caxias,4,Dutra,4,Ebola,2,Ecologia,1,Economia,76,Eduardo Cunha,1,Educação,116,Educação Municipal de Queimados,1,EJA,4,Eleição,1,Eleições,9,Eleições 2014,2,Eleições 2016,1,Eleições 2018,3,Elton Teixeira,2,Emater-Rio,1,Empreendedorismo,3,Emprego,20,Energia,1,Engenheiro Pedreira,1,Escola Municipal Batista,1,Escola Municipal Diva Teixeira,1,Escola Municipal Professor Alberto Pirro,2,ESDEC,1,ESF,1,ESFS,1,Esporte,53,estádio Nivaldo Pereira,1,Estado de emergência,1,Estrada Austin-Queimados,1,Estupro,1,Evento,1,Exploração Sexual,2,Faetec,7,Falta de água,1,Família Acolhedora,1,Febre Amarela,1,FEFT-RJ,1,Feira da Roça,1,Feminicídio,1,Feriado,7,Feriados,2,Festa,4,Festa Junina,1,Festival de Verão,1,FGTS,6,FIA,1,Fies,1,FIRJAN,6,fiscalização,2,FUNDEB,1,Futebol,5,Futsal,3,fuzil,1,Gastronomia,1,Gelsinho Guerreiro,1,GICD,1,Ginásio Metodista,1,Ginásio Municipal de Esporte,1,GLBT,1,Golpe,1,Governador,3,Governo Federal,1,Grávida,1,Greve,5,Guandu,2,Guarda Ambiental,1,Guarda Municipal,1,guerra do tráfico,1,há vagas,1,habitação,6,Handebol,2,HDBF,1,HIV,2,Homicídio,123,Horário de Verão,3,hospital,1,Hospital da Posse,1,HPV,2,Idoso,8,Imposto,4,Imposto de Renda,2,Inclusão Social,1,Industria,1,indústria,1,INEA,2,INES,1,Informação,1,Infraestrutura,2,Inss,1,internet,2,IPTU,4,IPVA,2,Iran Lemos,1,irregularidades,1,Itaguaí,1,Japeri,3,Jogos Abertos do Interior,1,Jogos da Baixada,2,Jovem Aprendiz,2,JRM21,1,Judô,2,Justiça,3,Justiça Eleitoral,1,Kickboxing,1,Kits Natalinos,1,Lazer,7,Lei Maria da Penha,1,Leilão,3,Lenine Lemos,2,LGBT,4,LGBTI,1,Libra,1,Light,10,Limpeza Urbana,2,Linha Vermelha,1,Lojas Americanas,2,Luciano Mota,1,Magistério,1,Manifestação,1,Manutenção,1,Manutenção da Light,4,Marcelo Fernandes,1,Márcia Teixeira,1,Matrículas,2,Max Lemos,19,MEC,1,Mecânico Industrial,1,Médicos Estrangeiros,1,Meio Ambiente,26,Mesquita,12,Milícia,6,Minha Casa Minha Casa,3,Minha casa minha vida,3,Ministério Público,1,Mobilidade,1,mobilidade urbana,2,Moda,2,Moradia,1,Morro da Caixa D'Água,1,morte,11,motos apreendidas,1,MotoTáxi,2,Mulher,4,Mutirões,1,NAE,3,Natal,2,Nilópolis,2,Nova Iguaçu,42,Obras,12,Obras da Cidade,1,Obras da Prefeitura,3,Oi,1,Ônibus,1,Onix,1,Operação Baixada Segura,1,Operação Brasil Integrado Rio,1,Operação Tapa-buracos,2,oportunidade,2,Ordem Pública de Queimados,2,Outubro Rosa,3,Ovni,1,PAC,1,pagamento,1,Palestra,3,Paracambi,1,Parada LGBT,1,Passagem de ônibus,1,Pedofilia,1,PELC,1,Petrobras,1,Pezão,1,PGM,1,PIS/PASEP,3,PLANCON,1,Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência,4,PMDB,1,PMERJ,1,PMQ,6,Polícia,372,Polícia Civil,17,Polícia Federal,6,Polícia Militar,3,Polícia Rodoviária Federal,1,Policiamento Ambiental do Estado do Rio de Janeiro,1,Poliomielite,1,Política,38,Poluição visual,1,Ponto Facultativo,2,Pre-carnaval,1,Prefeito Max Lemos,1,Prefeitura de Queimados,11,Premier Flat,1,Prestação de Contas,1,Previdência,1,PREVIQUEIMADOS,7,PRF,4,prisão,26,Processo,1,produtos estragados,1,Proerd,1,Professores,4,Programa mais médicos,1,Programa Minha Casa Minha Vida,1,Programa Nova Fronteira do Plástico,1,Programa Trainee 2016,1,Programas sociais,1,Projeto MOVA-Brasil de Queimados,1,Projovem Adolescente,1,Promoção da Cidadania,1,Pronatec,3,Pronil,1,Protesto,3,Protestos,2,PSE,1,qualificação,1,Queimado,2,Queimados,1063,Queimados Baixada Fluminense,1,Queimados F.C.,1,RCB,1,Receita Federal,2,Reciclaplast,1,rede municipal de ensino de Queimados,2,REDEC,1,REDEC-2,1,Religião,1,Renda,1,Renda Melhor,1,Rio,1,Rio Abel,2,Rio Camarim,1,Rio Camboatá,1,Rio Camorim,1,Rio Claro,1,Rio de Janeiro,9,Rio Guandu,1,Rio Quebra Coco,1,Rios,1,Rios Poços,1,Roda de Conversa sobre segurança LGBT,1,Rodovia Presidente Dutra,2,Rogério Brandi,1,roubo,24,Roubo de Carga,1,Rural,1,salário,4,SAMU,2,Saneamento,2,Saneamento Básico,3,Santa Rosa,1,São João de Meriti,2,São Jorge,1,saúde,126,Saúde Mental,1,Secretaria de Assistência Social de Queimados,4,Secretaria de Cultura de Queimados,1,Secretaria de Educação de Queimados,2,Secretaria de Serviços Públicos de Queimados,1,Secretaria Municipal de Educação de Queimados,1,Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Queimados,2,Secretaria municipal de habitação,1,Secretaria Municipal de Saúde de Queimados,4,Secretaria Municipal de Segurança,1,Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Queimados,1,secretário de obras,1,Sedrag,2,Seeduc,1,Segurança,18,SEMAD,1,Semana da Consciência Negra,1,Semana da Pátria,1,SEMAS,2,SEMCONSESP,1,SEMDEC,3,SEMDHEPROC,3,SEMDRAG,1,SEMEL-Queimados,1,SEMOP,2,Semti,1,SEMUS,1,Semustran,2,SEMUTTRAN,1,Senac,6,Senai,2,SEOBRAS,1,Sequestro,3,Serasa,1,Seropédica,1,Serviços da Prefeitura,1,Sesp,1,Show,13,Shows,1,SisOrg,1,STTMQJ,1,Suicídio,1,Supermecados Extra,1,SuperVia,5,SUS,2,Tabagismo,1,taekwondo,2,Teatro,10,tecnologia,7,Terceira Idade,7,Tomografia Computadorizada Móvel da Secretaria de Estado de Saúde,1,Tomógrafo,1,TopShopping,1,trabalhador,1,trabalho,5,Tráfico de drogas,45,Trânsito,8,Transporte,18,Trânsporte,1,TSE,1,Tuberculose,1,Turismo,2,UMEAS,1,União,1,UniRio,1,UPA,1,UPP de Nova Brasília,1,Urbanismo,2,Vacinação,4,vagas,3,veículos apreendidos,2,Veloterra,1,Verba,1,Via Dutra,3,Via Show,1,Vigilância Sanitária,3,Vila Olímpica,2,Vila Olímpica de Queimados,5,Violência,5,Vôlei,2,Waltinho Paixão,1,Weley Pereira,1,whatsapp,4,Zika Vírus,1,Zoneng Engenharia,1,
ltr
item
Notícias de Queimados: Estácio abre inscrições para quarta edição do projeto de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos
Estácio abre inscrições para quarta edição do projeto de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos
https://1.bp.blogspot.com/-LaEjJOi8dBE/XTBlptrns3I/AAAAAAABD0Q/pCtXL5-BkBECaX6CZNrn51E-2soyIlqCQCLcBGAs/s640/0.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-LaEjJOi8dBE/XTBlptrns3I/AAAAAAABD0Q/pCtXL5-BkBECaX6CZNrn51E-2soyIlqCQCLcBGAs/s72-c/0.jpg
Notícias de Queimados
https://www.noticiasdequeimados.com/2019/07/queimados-de-22-de-julho-5-de-agosto.html
https://www.noticiasdequeimados.com/
https://www.noticiasdequeimados.com/
https://www.noticiasdequeimados.com/2019/07/queimados-de-22-de-julho-5-de-agosto.html
true
6013695855522903581
UTF-8
Carregando todas as postagens Não foi encontrada nenhuma postagem VER MAIS Leia mais Resposta Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINA POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma postagem com seu pedido Voltar Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago Há mais de 5 semanas Seguidores Segue THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar