QUEIMADOS - Poderia ser um hospital ou uma escola, já que não temos nenhum aqui. Isso é um elefante branco — protesta um morador. ...
QUEIMADOS - Poderia ser um hospital ou uma escola, já que não temos nenhum aqui. Isso é um elefante branco — protesta um morador.
Orçada em quase R$ 9 milhões, a obra para construção do Paço Municipal teve início em março de 2010 e a previsão de término era para ser dezembro de 2015. A segunda obra foi orçada em R$ 3 milhões e previa a construção do prédio anexo da sede da prefeitura, do muro de contenção em concreto armado, da casa padrão de entrada e da sala dos transformadores e a urbanização. O início foi em junho de 2014 e a conclusão deveria ser em outubro de 2015.
Ambas as obras faziam parte do programa Somando Forças, através do qual o Estado financiava obras dos municípios. O imóvel onde deveria ser a nova sede da prefeitura está abandonado, com alguns vidros quebrados. Vizinhos contam que fios foram roubados. Dentro, há ambulâncias quebradas. Segundo o governo do estado, a análise técnica dos convênios herdados da gestão anterior está sendo concluída. Os convênios serão retomados no segundo semestre.
De frente para a futura sede da Prefeitura de Queimados, o Ciep-023 Jesus Soares Pereira é outro motivo de preocupação para os moradores da Vila Camarim. Há anos sem funcionar, o imóvel está abandonado.
— De noite, fica cheio de usuários de drogas aqui. Pessoas de outros bairros vêm para cá — diz morador do bairro que, com medo, preferiu não se identificar.
Vizinhos da nova sede do Executivo municipal reclamam da sensação de insegurança desde que a obra parou, há três anos.
— À noite, dá para ver da minha casa a quantidade de crianças e adolescentes que entram ali. Eu venho da hidroginástica com minha filha, por volta das 19h, e fico com medo, porque a rua é escura e pode estar alguém escondido ali — afirma a cuidadora de idoso Damiana Cristina Amorim dos Santos, de 39 anos, que passa pelo local com a filha, Myrella, de 8.
De acordo com moradores, a Rua Mário Pati Júnior, onde está a obra, está com algumas lâmpadas dos postes queimadas, o que tem aumentado a sensação de insegurança. Foi esse medo que fez a dona de casa Andreia Pereira, de 42 anos, a trancar a matrícula na academia, já que precisava passar pela via diariamente:
— Ouvi relatos de gente que já foi assaltada e fiquei com medo de passar por ali — desabafa.
A Prefeitura de Queimados disse que já conseguiu recursos para retomar as obras do Paço. Segundo a prefeitura, elas estão 80% concluídas e serão reiniciadas ainda este semestre. O novo prédio vai abrigar 11 secretarias municipais e representará, sustenta o Executivo, economia com aluguéis. Sobre a segurança, a prefeitura lembrou que dispõe de vigias dia e noite trabalhando no local.
Já o Ciep 023, que era municipal, foi repassado ao governo estadual e cedido ao IFRJ, que está licitando as obras de restauração e construção de laboratórios para o início dos cursos técnicos. Segundo o secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, o Ciep foi cedido ao Instituto Federal do Rio de Janeiro em 2017.
Quanto à iluminação da Rua Mário Pati Júnior, a prefeitura disse que vai enviar uma equipe da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos para avaliar o estado das lâmpadas e solucionar o problema.
A Polícia Militar afirmou que o endereço indicado fica a 500 metros do 24º BPM (Queimados), e está sob constante policiamento.
Via Jornal Extra
Cíntia Cruz
COMENTÁRIOS